Prazo para Avaliação Trimestral foi prorrogado até 2/7

Alunos ganham mais uma semana para fazer a prova, disponível on-line e de forma impressa para quem não tem acesso à internet

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) prorrogou, até o dia 2/7, o prazo para realizar a Avaliação Trimestral. O período terminaria nesta sexta-feira (25/6), mas foi ampliado por mais uma semana para dar mais uma oportunidade para os estudantes fazerem a prova. O exame é parte do Regime de Estudo não Presencial e pretende fornecer subsídios ao professor para constatar se os objetivos de ensino estabelecidos foram atingidos.

A Avaliação Trimestral deve ser feita por alunos da rede pública estadual a partir do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, além das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da correção de fluxo. Os exames estão disponíveis on-line - via aplicativo Conexão Escola 2.0 e web - e também de forma impressa para quem não tem acesso à internet.

A superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Joyce Soares Rodrigues Petrus, destaca que a Avaliação Trimestral oferece importante orientação para determinar o desenvolvimento dos estudantes. “Os resultados permitem identificar lacunas de aprendizado e orientar ações específicas de professores e gestores. Além do acompanhamento próximo, os resultados também servirão para reconhecer os esforços de lideranças que estão fazendo a diferença em suas realidades, por meio do Prêmio Escola Transformação”, explica.

A partir dos resultados, assim como na Avaliação Diagnóstica, será feito um plano de estudos individual, com as indicações do conteúdo que deve receber mais atenção e qual material pode ser usado pelo aluno para cumprir o objetivo.

Plano de ação

Cada escola poderá determinar se vai atribuir pontos na avaliação para os alunos e sobre a obrigatoriedade de realização da prova. Vale lembrar que a Avaliação Trimestral deve ser feita sem consulta. Assim, será possível ter um diagnóstico mais fiel da realidade de cada aluno da rede.

A participação também conta para o Prêmio Escola Transformação, que pode render retorno em dinheiro para a unidade escolar. Quanto maior a participação, melhor colocada no ranking a unidade de ensino ficará.