Postos do Sine disponibilizam mais de cem vagas de emprego por dia na Grande BH

Maiores demandas por emprego com carteira assinada nas unidades são registradas sempre às segundas e terças-feiras

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

As segundas e terças-feiras, dias em que os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ficam mais cheios, são também as datas de registro das maiores demandas por vagas de emprego em Minas Gerais. Coordenadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), as 133 unidades do Sine representam a porta de entrada para centenas de oportunidades para os trabalhadores entrarem ou reingressarem no mercado formal de trabalho. E tudo isso, não somente nos dias de maior volume de atendimento, mas todos os dias.

Segundo o superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária da Sedese, Marcel Cardoso de Souza,  só na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são mais de cem postos de trabalhos disponibilizados diariamente. “A gente percebe que mercado de trabalho está aquecido atualmente, com muita oferta de vagas. Então, há uma procura muito grande por mão de obra”, conta.

Os trabalhadores interessados em garantir uma vaga de emprego podem consultar as oportunidades disponibilizadas pelas empresas nas próprias unidades do Sine ou por meio do Painel de Vagas,  no portal da Sedese. Para se ter uma ideia, nesta terça-feira (20/9),  são mais de 10 mil oportunidades de empregos oferecidas aos trabalhadores mineiros. Para conferir as oportunidades, basta clicar neste link.

Mas para garantir o ingresso no mercado de trabalho, o trabalhador deve estar muito atento às exigências das empresas.  De acordo com Marcel Cardoso, embora existam muitas oportunidades, o empregador continua exigente.  “O trabalhador deve se preocupar com a sua escolaridade e buscar sempre se desenvolver e se qualificar”, enfatiza.

O superintendente da Sedese lembra também que muitas empresas têm exigido o ensino médio completo, um curso profissionalizante específico e fluência em alguma língua estrangeira. “São detalhes que fazem a diferença na hora de o trabalhador se candidatar a algum processo seletivo”, frisa.

Marcel Cardoso destaca, ainda, que o candidato que vai ser submetido à entrevista de emprego, deve sempre procurar saber detalhes sobre a empresa que poderá contratá-lo, para nunca ser pego de surpresa. “O trabalhador deve sempre levar um currículo impresso, estar bem vestido, apresentável e  se preparar para o processo seletivo”, ensina, lembrando que na própria internet o trabalhador pode consultar várias publicações de como se comportar nos processos seletivos para garantir a oportunidade.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 



Últimas