Políticas Sobre Drogas dá treinamento para evitar recaídas dentro de unidades prisionais

O objetivo é treinar psicólogos e assistentes sociais que atuam em unidades prisionais para oferecer um apoio qualificado ao preso que já foi usuário de drogas

imagem de destaque
Curso que pretende capacitar todos os psicólogos e assistentes sociais de unidades prisionais da capital, RMBH e Risps)
  • ícone de compartilhamento

Cerca de 50 profissionais de 20 unidades prisionais da capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte participaram, quinta-feira (9/3), na Cidade Administrativa, de uma capacitação para a abordagem de prevenção de recaída a substâncias psicoativas aos detentos do estado.

A iniciativa é do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (Sesp-MG), através da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) e da Subsecretaria de Integração de Segurança Pública (Sinsp).

O objetivo é treinar psicólogos e assistentes sociais que atuam em unidades prisionais para oferecer um apoio qualificado ao preso que já foi usuário de drogas ilícitas, reduzindo a possibilidade da reincidência e, consequentemente, buscando a redução da criminalidade.

As palestras abordaram os diferentes tipos de drogas; os critérios que classificam pessoas como dependentes; políticas públicas sobre drogas no Estado; práticas de habilidades para lidar com situações de risco e um planejamento de estratégias de enfrentamento.

A subsecretária de Política sobre Drogas, Patrícia Magalhães, destaca que no sistema prisional há um grande número de indivíduos que chegam às unidades com um quadro de uso abusivo de substâncias psicoativas e dependência química e, esta situação, torna ainda mais complexo o processo de cumprimento da pena e reintegração social.

“Nós temos uma grande preocupação em buscar a capacitação dos profissionais que lidam diretamente com essas pessoas. Precisamos ser sensíveis a esta causa e acreditar que juntos podemos alcançar a mudança que necessitamos, construindo algo novo, visando uma sociedade melhor”, explicou.

Essa foi a primeira turma do curso que pretende capacitar todos os psicólogos e assistentes sociais de unidades prisionais da capital, Região Metropolitana e Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) com sedes nos municípios de Uberaba, Divinópolis, Governador Valadares, Montes Claros, Unaí e Sete Lagoas.

Supod

A finalidade da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) é criar, implantar e implementar a Política Estadual Sobre Drogas em Minas Gerais, além de inserir no contexto outros atores sociais, fundamentais à mudança de paradigma do usuário e dos serviços de atenção ao dependente.

A política desenvolvida em Minas Gerais unifica estratégias de prevenção, atenção ao dependente químico, assistência especializada e mobilização comunitária, embasadas em evidências científicas e legitimadas pelo diálogo com diversos setores da sociedade.



Últimas