Polícia Civil de Minas lança carteira de identidade digital 

Recurso, disponível por meio de aplicativo, é válido para os novos modelos de RG emitidos desde maio de 2022; entenda como funciona 

  • ícone de compartilhamento

Reprodução da internet / PCMG / Divulgação

Já está disponível o aplicativo RG Digital - MG, novo serviço oferecido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ao cidadão mineiro. O modelo atual da carteira de identidade física do estado é disponibilizado desde 26/5 deste ano. Agora, quem tem esse documento também pode portar uma carteira digital, com mais segurança, agilidade e conforto, no smartphone. A funcionalidade está disponível desde 19/8.

O RG Digital - MG está disponível tanto para os sistemas operacionais Android e iOS. O aplicativo permite a visualização do documento, tal como na versão física, com a diferença de que, por meio da leitura do QR Code, é possível também autenticar outros documentos de identidade que possuam o recurso. O mecanismo foi desenvolvido pelo Instituto de Identificação da PCMG, responsável pelo Registro Geral de Identidades em todo o estado.

Entenda

Com o Decreto Federal 9.278, de 5/2/2018, houve a previsão da emissão física e digital do RG em novo modelo. O cidadão tem, agora, duas principais vantagens com o serviço, que já está em funcionamento em todo o território: não há necessidade apresentar o documento impresso, caso possua a versão digital; por meio do mesmo aplicativo é possível validar carteiras físicas ou digitais de outras pessoas, garantindo, assim, maior segurança a pessoas físicas e jurídicas.

O sistema foi desenvolvido pela Polícia Civil com o propósito de tornar o RG ainda mais seguro, coibindo, assim possíveis fraudes. Para tanto, basta ao cidadão realizar a leitura do QR Code durante o uso do aplicativo e a autenticação será validada em banco de dados.

Para o diretor do Instituto de Identificação da PCMG, delegado Agnelo de Abreu Baeta, o lançamento do aplicativo é mais um passo importante que a Polícia Civil dá para a segurança dos cidadãos e também no combate à criminalidade. “Foi um caminho de muitos anos até chegarmos em um sistema muito seguro e confiável, tornando-se, além disso, um apoio fundamental para os trabalhos de inteligência e investigação policial”, concluiu.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas