PM vai reforçar segurança no interior do estado no dia da votação

Operação Eleições 2022 contará com apoio de 500 militares da capital que atuarão nos municípios mineiros

Nesta sexta-feira (30/9), a Operação Eleições 2022 foi lançada na sede da Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte. O objetivo é potencializar o policiamento do interior do estado com o reforço de 500 militares, integrantes do Batalhão Metrópole. Também haverá o aporte de 133 viaturas. A previsão é a de que cada um dos 853 municípios tenha um oficial com a responsabilidade de orientar as ações policiais, acompanhar o encaminhamento dos registros de ocorrência e manter o comando da instituição permanentemente atualizado.

Para as eleições 2022, em que os eleitores votarão para eleger candidatos aos cargos de presidente da república, senador, deputado federal, governador e deputado estadual, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) empregará o efetivo e logística em máxima capacidade.

Os policiais receberam treinamento especifico sobre o período eleitoral, incluindo revisão de ações de policiamento ostensivo e atuação de maneira ininterrupta, antes, durante e imediatamente após as eleições nas proximidades dos locais de votação. Também desenvolveram um conjunto de intervenções de nível estratégico, tático e operacional de forma integrada com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Apoio

Várias tratativas foram estabelecidas entre a Polícia Militar e TRE-MG, no intuito de identificar e definir o apoio da corporação militar nas atividades de manutenção da ordem pública nos locais de armazenagem das urnas eletrônicas - que são instrumentos indispensáveis e essenciais à realização do pleito eleitoral -, sedes de cartórios e escolta do transporte das referidas urnas até os locais de votação e destes, para as seções de apuração, prestando todo o apoio à Justiça Eleitoral, juízes eleitorais e seus representantes.

Para o diretor de operações da Polícia Militar e comandante da Operação Eleições 2022, coronel Flávio Godinho Pereira, “a Polícia Militar se programou para atuar nesse evento. A previsão é a de que 16 milhões de pessoas se desloquem por todo o estado e nós estamos preparados para acolher esses eleitores, garantindo a eles o exercício da cidadania. O Gabinete Integrado para a coordenação e controle funcionará no TER-MG com a presença das Forças de Segurança em âmbito federal, estadual e municipal”.