PIB do setor agropecuário deve bater novo recorde em Minas em 2022

Governador participou do encerramento do 1º Encontro do Sistema Faemg, no Expominas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Marco Evangelista / Imprensa MG

O governador Romeu Zema esteve com representantes de sindicatos rurais durante evento da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), nesse sábado (17/9), no Expominas, em Belo Horizonte. Ele participou do almoço de confraternização e encerramento do 1º Encontro do Sistema Faemg: O Agro de Minas Passa por Aqui, que contou com palestras sobre o setor durante dois dias.

O governador conversou com os produtores ao lado do presidente da Faemg, Antônio de Salvo, e dos secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, e de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio.

Crescimento

O presidente da Faemg, Antônio de Salvo, comemorou a realização do evento de dimensões inéditas na história da federação, criada em 1951, e espera que integrantes de sindicatos rurais e lideranças possam aproveitar o conteúdo para obter ganhos tecnológicos de otimização da produção.

Ele destacou a resiliência do setor diante das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, como pandemia, questões climáticas e empecilhos internacionais, e que ainda assim registrou o maior crescimento econômico do estado no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro, impulsionando o acréscimo de 7,3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais.

Marco Evangelista / Imprensa MG

“Não nos reunimos apenas como colaboradores, diretos ou indiretos, e parceiros, mas como uma classe que promove o desenvolvimento do país e coloca alimento na mesa de milhões de brasileiros e de pessoas de diferentes partes do mundo”, pontuou de Salvo.

A expectativa de novo recorde no Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, após R$ 177 bilhões apurados em 2021, é justificada pelo desempenho, também recorde, das exportações do agro mineiro.

De janeiro a agosto de 2022, o agronegócio mineiro já exportou US$ 10,2 bilhões em produtos enviados para 166 países, praticamente o mesmo valor registrado durante todo o ano de 2021, e que representaram 37,5% das vendas de Minas para o mercado externo. Os itens campeões de exportação são café, soja, carnes e produtos florestais.

 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas