PIB de Minas cresce 7,3% no segundo trimestre, seis vezes acima da média nacional 

Agropecuária puxa expansão da economia mineira no trimestre encerrado em junho 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A economia mineira cresceu seis vezes mais que a média nacional no segundo trimestre deste ano em relação aos três primeiros meses de 2022. Segundo dados divulgados pela Fundação João Pinheiro (FJP), o Produto Interno Bruto (PIB) do estado – soma das riquezas produzidas em Minas – alcançou expansão de 7,3% ante 1,2% da média do país. No acumulado do ano, o crescimento da economia mineira chega a 4,1%, enquanto o do Brasil alcança 2,5%. 

No segundo trimestre deste ano em relação ao  primeiro, os setores com melhor desempenho no estado foram a agropecuária (11,8%), indústria (4,3%), além de energia e saneamento (6,8%), transportes (6,3%), serviços (1,9%) e construção civil (1,8%). Apenas o segmento de administração pública registrou desempenho negativo nessa base de comparação, com retração de 0,7%. 

Já no Brasil, também comparando o segundo com o primeiro trimestre, os segmentos de energia e saneamento (3,1%), transportes (3,0%), construção civil (2,7%), indústria (2,2%), extrativa mineira (2,2%) e agropecuária (0,5%) registraram os melhores desempenhos. 

Com o arrefecimento da pandemia de covid-19 no estado e ampliação do número de pessoas vacinadas, a economia mineira voltou a dar sinais de retomada do crescimento, registrando inclusive ampliação do número de empregos com carteira  assinada para a população do estado. 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 

 



Últimas