PCMG inaugura Central Estadual do Plantão Digital em Montes Claros

Foram criados ainda o Laboratório de Lavagem de Dinheiro e o Instituto Histórico; Também foram entregues 21 viaturas policiais.

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (16/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Montes Claros, na região Norte do estado, inaugurou a 3ª Central Estadual do Plantão Digital Norte. A unidade atende, além do município sede, os departamentos de Polícia Civil em Curvelo, Unaí e Teófilo Otoni.

A chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, a chefe adjunta da instituição, delegada-geral Rita Januzzi, e o delegado assistente da Chefia, Aloísio Daniel Fagundes, participaram da solenidade. Além da Central, também foi inaugurado o Laboratório de Lavagem de Dinheiro, que representa investimento em recursos de inteligência policial para a repressão qualificada dos crimes de corrupção. Na ocasião, houve ainda a entrega de 21 viaturas policiais.

Plantão Digital

O Plantão Digital, uma das iniciativas estratégicas da Polícia Civil, utiliza recursos tecnológicos para a formalização dos procedimentos lavrados pela unidade. Por meio de videoconferência e outras ferramentas tecnológicas, de forma ininterrupta, as equipes compostas por 20 delegados, 40 investigadores e 39 escrivães trabalham em regime de plantão de 12 horas, recepcionando as ocorrências. Estes servidores realizam as oitivas dos envolvidos, despachos e demais peças, de maneira informatizada, transferindo os procedimentos para as delegacias de origem que darão continuidade às investigações.    

O projeto foi implantado para propiciar a otimização dos serviços de polícia judiciária por meio do sistema de videoconferência, tecnologia que resulta em agilidade, economia de tempo e recurso públicos, fortalecendo a investigação policial, atividade fim da PCMG. O avanço representa a modernização da segurança pública, com ganhos em economia de recursos e eficiência na prestação de serviços.  

Laboratório de Lavagem de Dinheiro

Durante a cerimônia, a PCMG também inaugurou o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro, por meio do qual a instituição ganha agilidade no combate ao crime organizado, por meio de análise tecnológica de grande fluxo de dados bancários, telefônicos, fiscais, entre outros.

O laboratório implantado no 11º Departamento foi instalado para auxiliar na investigação iniciada pelas delegacias por meio da coleta, tratamento, armazenamento e análise de todos os dados e documentos alvos de investigação, proporcionando celeridade nas apurações e a repressão qualificada aos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

Viaturas

As 21 viaturas policiais adquiridas por meio de Termo de Ajustamento de Conduta DPVAT foram entregues formalmente para as unidades policiais em Montes Claros, Bocaiúva, Coração de Jesus, Januária, Brasília de Minas, Manga, Montalvânia, São Francisco, São João da Ponte, Janaúba, Espinosa, Jaíba, Monte Azul, Porteirinha, Taiobeiras, Salinas e São João do Paraíso.

Instituto Histórico

Na solenidade houve ainda a inauguração da sala que abriga o Instituto Histórico da Polícia Civil no 11º Departamento, fundado em 7/1/2017 por servidores da instituição. Sem fins lucrativos, o Instituto tem a finalidade de fomentar a cultura e desenvolver estudos sobre a origem e tradição da Polícia Civil, divulgando seus valores institucionais. 

Investimentos

Segundo a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, as inaugurações são significativas e relevantes para o Departamento em Montes Claros, uma vez que a Central do Plantão Digital irá atender quatro departamentos, em um total de 205 municípios contemplados de forma integrada pela estrutura.

Gamboge destacou ainda a instalação do Laboratório de Lavagem de Dinheiro, incremento importante no combate à criminalidade organizada, que irá permitir o rastreio de ativos movimentados por criminosos. “Hoje, nós temos importantes inaugurações em Montes Claros, entregas de quase R$ 6 milhões em viaturas policiais e equipamentos de informática, que proporcionarão a melhoria tanto logística quanto tecnológica da investigação criminal”, ressaltou.  

A promotora de Justiça Danielle Cristina Barral de Queiroz ressaltou a parceria entre o Ministério Público e a Polícia Civil por meio do TAC, que beneficiou a instituição com o investimento de R$ 5.412.256,50 milhões, convertido em viaturas, equipamentos de informática entre outros.

Já o chefe do 11º Departamento, delegado-geral Jurandir Rodrigues, falou sobre a satisfação em realizar as inaugurações e como os novos recursos impactarão na prestação de serviço de melhor qualidade à população norte-mineira. “Estamos nos dedicando cotidianamente a enfrentar a violência, suas causas e consequências, atuando na repressão qualificada, com compromisso, nos aperfeiçoando continuamente em diversos eixos de atuação”, destacou.

Participaram da cerimônia autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Polícia Penal e servidores da Polícia Civil.



Últimas