Paulo Brant recebe o ministro da Cidadania

Projetos e ações para revitalização e desenvolvimento social e econômico de Brumadinho foram discutidos no encontro

O governador em exercício, Paulo Brant, se reuniu com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, na tarde desta quinta-feira (11/4) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Durante o encontro, foram discutidos projetos e ações para a revitalização e desenvolvimento social e econômico da cidade de Brumadinho, na região metropolitana da capital, que foi atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em janeiro deste ano.

Brant ressaltou a importância da união de esforços entre governos estadual, federal e municipal em prol do município e de toda a região afetada.

“São necessidades de assistência à população atingida. A gente está tentando criar maneiras de atenuar um pouco o drama daquelas pessoas. E, no segundo momento, criar alternativas, já que a mineração correspondia a 70% da atividade econômica do município. Temos que aproveitar esse evento para relançar  Brumadinho e fazer dessa tragédia lamentável um momento de desenvolvimento do município, de recriação de alternativas econômicas e de apoio às pessoas que foram atingidas. O apoio do ministro e do governo federal é fundamental para a gente fazer um bom trabalho”, afirmou o governador em exercício.

​O ministro da Cidadania, Osmar Terra, irá visitar Brumadinho nesta sexta-feira (12/4) para conhecer de perto a realidade e buscar maneiras de auxiliar a retomada do desenvolvimento local. Ele ressaltou o trabalho realizado pelo Estado em apoio às vítima.

“Viemos aqui para nos articularmos nas ações de Brumadinho. O protagonismo é do Estado de Minas Gerais, viemos para ajudar. Se os governos se unirem, e com a parceria da iniciativa privada também, vamos fazer uma revolução em Brumadinho. Nós vamos mudar os arranjos produtivos locais, viabilizar e incrementar a pequena propriedade rural, vamos ter novas possibilidades de indústrias lá, na área da educação, e principalmente na área do turismo”, afirmou o ministro.

​O encontro desta quinta-feira ainda contou com a participação de diversos órgãos do governo federal. Estiveram presentes o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra; o secretário especial da Cultura, José Henrique Pires; o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Futuro; e demais secretários e representantes da União. Pelo Governo de Minas, participaram o secretário de Estado de Governo, Custódio Mattos, a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Evandro Borges.