Passaporte incentiva a observação de aves no parque Mata do Limoeiro

Vinte e quatro espécies já foram catalogadas na Unidade de Conservação no distrito de Ipoema

  • ícone de compartilhamento

O Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado no distrito de Ipoema, município de Itabira,  lançou o passaporte “Aves do Limoeiro”. A iniciativa tem o objetivo de incentivar turistas e visitantes a apoiar a observação das espécies de aves que ocorrem na Unidade de Conservação. O Passaporte conta com 24 espécies e a cada ave vista pelo observador, o dono do passaporte receberá nele um carimbo com os dizeres “Ave vista no Limoeiro”.

Semad / Divulgação

As 24 espécies de aves vistas no parque com os seus respectivos nomes científicos e populares foram catalogadas no passaporte e estão divididas entre emblemáticas, raras e comuns. As emblemáticas chamam a atenção pela beleza e tamanho; as raras são mais difíceis de serem visualizadas; e as comuns, de fácil visualização.

De acordo com o gerente do parque, Alex Luiz Amaral Oliveira, o passaporte aves do limoeiro é o segundo de uma trilogia idealizada pela equipe de funcionários do parque. “É um produto inovador e extremamente importante para o incentivo da observação de aves no parque. Estamos orgulhos e felizes por esse momento do Parque Estadual Mata do Limoeiro”, ressaltou.

Além do passaporte de aves, a equipe do parque promoveu, em 2022, o projeto denominado “O Parque do Limoeiro e as sete maravilhas do seu entorno”. Na unidade, o turista poderá registrar as visitas em quatro atrativos: Cachoeira do Paredão, Cachoeira do Derrubado, Salas Temáticas e Mirante do Campestre. No entorno do parque, os outros atrativos que podem ser carimbados estão nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. Entre os locais estão: Morro Redondo, Centro de Tradições, Cachoeira Alta, Cachoeira do Marques, Serra dos Alves, Museu do Tropeiro e Museu da Pharmácia.

O documento também dá indicações sobre outras belezas naturais que ficam nos distritos do entorno. Quando o turista visitar todos os locais e colher os registros, recebe um carimbo exclusivo.

O intuito das iniciativas é fomentar o turismo e estimular a aproximação entre os visitantes e moradores do entorno, com as belezas naturais da unidade de conservação. O próximo projeto a ser lançado seguirá a metodologia dos demais, destacando as importantes espécies de árvore do parque.

A construção, edição e diagramação dos passaportes contaram com a participação e o envolvimento de conselheiros e parceiros do Parque Estadual Mata do Limoeiro.

O Parque

Unidade de conservação gerida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema, em Itabira. O parque foi oficialmente aberto à visitação no final de 2013 e, desde então, sua visitação tem sido crescente, acompanhada da diversificação de seus atrativos. A região está localizada na serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Na região, podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e do Cerrado, o que lhe confere grande diversidade biológica.

 



Últimas