Parque do Palácio abre portas para a torcida da Copa do Mundo

Espaço antes restrito aos governadores agora está à disposição do público, com serviços e eventos diversos

Ficou para trás o tempo em que o Palácio das Mangabeiras servia apenas como residência oficial dos governadores de Minas Gerais. Desde o início do primeiro mandato, em 2019, o governador Romeu Zema abriu mão da regalia e decidiu dar ao endereço cravado aos pés da Serra do Curral destinação mais útil e popular. De lá para cá, a casa projetada por Oscar Niemayer e seus jardins já receberam duas edições da Casa Cor, várias atrações artísticas e culturais como exposições e festivais, além de contar com serviços fixos: o Restaurante do Palácio (dos chefs André de Melo e Paulo Vasconcellos, do bufê Bravo), o Café Magrí e a Margô Drinkeria, todos abertos ao público.

A partir do mês de novembro, quando será oficialmente nomeado Parque do Palácio, o espaço vai receber pela primeira vez o público torcedor da Copa do Mundo.

"Há um ano já destinamos a parte superior da casa para receber o Corpo Consular, uma espécie de coworking para que possam despachar. Agora, com a Copa do Mundo, ampliamos essa vocação com um evento que vai transmitir não só jogos do Brasil como também de outros países", detalha João Grillo, administrador do Parque do Palácio.

Grillo ressalta que a organização é de empresa convidada e que o espaço destinado aos telões e ao público fica localizado em um campo de futebol desativado.

Entre 24/11 e 18/12, das 12h às 22h, é lá que a bola vai embalar os 2 mil telespectadores esperados para os dias de jogo do Brasil. A organização promete shows, comida boa e programação especial nos finais de semana da Copa do Mundo.

BS Fotografias

Atrações

Entre as atrações musicais, anunciam os blocos de carnaval Chama o Síndico; Então Brilha; Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro; Pacato Cidadão; Quando Come se Lambuza, Banda Pipa; entre outros.

No quesito gastronomia, o evento promete uma viagem por oito países campeões da Copa, trazendo pratos típicos da Argentina, Alemanha, França, Itália, Espanha, Reino Unido e Uruguai, além de comida brasileira.

Haverá espaço para crianças, com brincadeiras e atividades interativas.

Os ingressos serão vendidos através da plataforma Sympla, com valores à partir de R$45 (inteira) e R$22,50 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam.

O Parque da Copa tem apoio do Corpo Consular de Minas Gerais, sendo uma realização das produtoras It's Shooow Time, Malab Produções e do Parque do Palácio, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.

Jomar Bragança

Dia a dia

Já em dias comuns, o ingresso para acesso ao Parque do Palácio custa R$ 10 (sendo que, às quartas-feiras, a entrada é gratuita).

No espaço é possível apreciar a vista, passear entre as árvores, descansar ao lado da piscina e ainda provar bebidas, petiscos e refeições.

João Grillo frisa que o espaço não é uma balada, até porque fecha às 22h, um acordo estabelecido e cumprido para evitar que o barulho incomode vizinhos.

No entanto, o Parque do Palácio recebe até mesmo eventos particulares, como aniversários e casamentos, geralmente acordados com André de Melo e Paulo Vasconcellos, responsáveis pelo restaurante.

"Nossa ideia é  proporcionar ao visitante um espaço bem-cuidado, seguro, confortável e com boas alternativas de entretenimento. Aqui, o café da manhã está bombando, também temos uma sala de cinema para 40 lugares e faremos festivais, além de uma vista maravilhosa. Então, a expectativa é a de que o público encontre tudo de bom aqui".

Gestão

O Palácio das Mangabeiras está cedido por convênio à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), desde 2019, por determinação do governador Romeu Zema, com o objetivo de implementar ações que agreguem eficiência na administração do espaço, aproveitamento do imóvel e boa gestão dos recursos públicos. A economia para o Governo de Minas, por não utilizar o local, é de R$ 3,3 milhões ao ano, já que o governador arca com as próprias despesas de moradia na capital mineira.

O termo assinado com a Codemge prevê a garantia de segurança e vigilância de toda a área do imóvel. Além da administração do espaço, caberá à companhia realizar a gestão, operação e exploração da áreas e benfeitorias, incluindo a manutenção de suas características arquitetônicas e em compatibilidade com a estrutura existente.

Veja o calendário da Copa no Parque

16h – 1º do grupo G (BRASIL) x 2º do grupo H

6/12 (terça-feira)

12h – 1º do grupo F x 2º do grupo E

16h – 1º do grupo H x 2º do grupo G (BRASIL)

*8/12 (quinta-feira) - feriado

*9/12 (sexta-feira) ou sábado (10/12) - quartas-de-final

*13/12 (terça-feira) ou 14/12 (quarta-feira) - semifinal

* 18/12 (domingo) - final

Parque do Palácio

Horário: terça a sexta feira, das 14h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até as 22h); sábados, das 11h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até as 22h) e domingo, das 11h às 19h (19h encerra a bilheteria, visitação até as 20h).

Valores de ingressos, de terça-feira a domingo: inteira R$ 10 e meia-entrada R$ 5 (mediante comprovação).