Parque das Águas de Caxambu recebe ações educativas e turísticas com apoio do Estado

Governo, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, fomenta o desenvolvimento sustentável, valorizando o meio ambiente e o bem-estar dos mineiros

imagem de destaque

O Parque das Águas de Caxambu, no Território Sul, recebeu ações de cunho educativo e turístico, realizadas com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Em comemoração pelo Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o parque contou com a visita de centenas de crianças e adolescentes, nos dias 22 e 23/3, que puderam conhecer melhor o espaço. Entre 26 e 29/3, o Senar Minas realizou em Caxambu o curso “A Arte de Conduzir Trilhas e Roteiros”, pelo qual os 11 participantes visitaram e avaliaram pontos turísticos como o Parque das Águas e o Morro do Cristo.

Na oportunidade, no dia 22, três escolas visitaram o parque. Os estudantes assistiram ao vídeo da empresa e receberam uma cartilha informativa sobre o espaço, especialmente preparada para a ocasião. As crianças ganharam um desenho para colorir. No dia seguinte, 23/3, uma ação da Prefeitura de Caxambu, com o apoio da Codemge, promoveu um abraço simbólico das crianças no Parque. Elas também cantaram uma música em frente ao balneário, comemorando o Dia da Água.

Já o curso do Senar Minas permitiu que os alunos propusessem um novo roteiro de ecoturismo, valorizando o potencial da Observação de Aves no Parque Natural Municipal das Laranjeiras, localizado no trecho da BR 354 entre Caxambu e Pouso Alto.

Foram realizadas atividades práticas de educação ambiental, técnicas de condução de grupos e elaboração de roteiros. Com isso, os participantes vivenciaram diversas atividades teóricas e práticas, em um total de 32 horas, podendo compreender melhor o planejamento e a formatação de trilhas ecológicas e a importância de se implementar uma boa sinalização turística. O curso foi realizado em parceria com o Sindicato Rural de Baependi, a Prefeitura de Caxambu e a Codemge.

A Codemge atua em prol do desenvolvimento sustentável de Minas Gerais, valorizando o meio ambiente e o bem-estar da população mineira.