Parceria entre Meio Ambiente e Organização da Sociedade Civil beneficia cerca de 500 animais em Sabará

Equipe da Diretoria de Fauna Doméstica acompanhou mutirão para castrar cães e gatos na cidade

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) acompanhou, no sábado (6/4), mutirão de castração de 69 cães e gatos, na cidade de Sabará. Os procedimentos foram feitos pela OSC Rede Colaborativa Brasil (RCB), que possui parceria com a Semad desde 2021, via Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos.

A OSC Rede Colaborativa já realizou 467 castrações no município, uma média de 60 a cada trimestre, e a expectativa é de chegar a 512 até novembro, quando termina a colaboração. A ação conta com recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$100 mil.

“A visita técnica não só mostrou o compromisso da Rede Colaborativa Brasil com a saúde e o bem-estar animal, mas também destacou a eficácia das parcerias entre organizações da sociedade civil com o governo na promoção do cuidado com os animais e na conscientização da sociedade”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco.

Programa

O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos é uma iniciativa do Governo de Minas para controlar a superpopulação de cães e gatos, promover a saúde pública e o bem-estar animal no estado. Desde 2019, quando a Semad assumiu a gestão da Fauna Doméstica, foram realizadas cerca de 165 mil castrações gratuitas em mais de 413 municípios.

As castrações são feitas por meio de convênios e termos de fomento com municípios, consórcios de municípios e organizações da sociedade civil, formalizados por meio de emendas parlamentares e recursos próprios da Semad. Os acordos são firmados e voltados à população de baixa renda e animais em situação de vulnerabilidade. O programa conta com investimentos na ordem de R$40 milhões.
 



Últimas