Painéis interativos da Secretaria de Saúde trazem transparência e agilidade nas informações em Uberlândia e região

Ferramentas são utilizadas pelas áreas técnicas, da imprensa e da população em geral

Quantos casos de dengue e chikungunya foram notificados em Uberlândia e região em 2023 e nos anos anteriores? Quantas doses da vacina bivalente já foram aplicadas em um município do Alto Paranaíba? Quantos casos de monkeypox foram confirmados na região do Triângulo Mineiro? As respostas para as perguntas anteriores podem ser consultadas por qualquer pessoa, basta acessar um dos painéis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com foco na transparência, agilidade, interação e inovação, a SES-MG desenvolve painéis interativos temáticos com o objetivo de subsidiar tomadas de decisão de políticas públicas, publicizar as informações que constam nos sistemas estaduais e federais, facilitar consultas da imprensa e pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas nos assuntos da saúde dos 853 municípios, de forma isolada ou regionalizada. Tudo isso, ao alcance de um clique.

Na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, os impactos na utilização dos painéis temáticos são extremamente positivos. O superintendente, Marcelo José Pires Ferreira, destaca como a tecnologia melhora e dinamiza o serviço. “Todos os setores ganham com os painéis temáticos. Aumenta a acessibilidade, pois não fica centrado apenas em um servidor específico que tem a senha para extrair informações dos sistemas, a atualização é constante e há filtros que direcionam as consultas para a análise de dados e planejamento de ações entre vigilâncias, assistência e assessorias”, pontuou Ferreira.

A jornalista e diretora executiva, Caroline Aleixo, reforça as vantagens dos painéis na rotina da redação para ter acesso aos dados oficiais das informações epidemiológicas. Segundo ela, facilita a produção do conteúdo dos telejornais. “Não precisamos recorrer àquela burocracia de entrar em contato com a assessoria de comunicação, solicitar e esperar a equipe técnica responder. Agora não, a gente acessa essas informações em tempo real. O jornalismo trabalha com imediatismo, e com certeza nos respalda nessa questão, porque as informações estão sempre precisas e atualizadas. Temos também a possibilidade de consultar dados de anos anteriores, o que também é muito importante para fazer esses comparativos”.

Dengue, chikungunya e zika

Lançado há um mês, o Painel Arboviroses, é um portal estadual para a divulgação dos casos, óbitos e incidência de dengue, chikungunya e zika. A ferramenta traz maior visibilidade sobre a vigilância epidemiológica dessas arboviroses e possibilita o acesso direto a toda a população aos dados. Nele, o usuário realiza buscas por tipo de arbovirose, período, semana epidemiológica, macrorregião, microrregião, regional de saúde e município.

Nas reuniões semanais do Comitê Regional de Uberlândia de Enfrentamento das Arboviroses, composto por representantes do estado e municípios, os dados utilizados são extraídos do painel, inclusive a incidência, para priorizar o trabalho em conjunto com os municípios.

Covid

O primeiro painel temático da covid foi do monitoramento dos casos, que hoje conta com o perfil geográfico, gráfico, demográfico e variantes, sendo possível acompanhar a epidemia de 2020 até os dias atuais.

Outra importante ferramenta tecnológica da covid é o vacinômetro, que vem sofrendo alterações nas telas conforme os avanços da campanha de vacinação. Começou com a primeira dose, segunda dose ou dose única. Inseriu posteriormente a vacinação pediátrica, doses de reforço e, por último, a bivalente. Neste painel também é possível acompanhar o perfil epidemiológico dos vacinados.

Atualmente, com o avanço das fases do público contemplado e considerando as remessas enviadas da bivalente, o estoque dos municípios e acompanhando as doses lançadas, a partir da sexta remessa, a distribuição da vacina será realizada mediante demanda dos municípios para não haver risco de perdas.

Monkeypox

Antes do lançamento do painel monkeypox, no período de junho a agosto de 2022, a assessoria de comunicação social da SRS de Uberlândia atendeu 62 demandas de imprensa, a maior parte relacionada à extração de dados do agravo. Após a divulgação do painel, foram apenas duas demandas até o fim de 2022. Uma queda de solicitações, que representa um verdadeiro ganho de eficiência, já que com o painel, houve otimização e agilidade dos processos de trabalho por parte do órgão público e dos jornalistas.