Ouvidoria-Geral do Estado participa do Seminário Nacional de Ouvidoria 2023
Evento em Belo Horizonte teve como tema Ouvidoria Inteligente, Criativa e Participativa
A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG) participou, na terça-feira (11/7), do primeiro dia da segunda edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria 2023, que segue até quinta-feira (12/7), no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), em Belo Horizonte.
O evento, que foi organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Cefet-MG, teve como objetivo promover a troca de experiências e o debate sobre as melhores práticas relacionadas à ouvidoria, além de abordar temas atuais e relevantes no campo da participação cidadã.
Representando a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, o ouvidor-geral adjunto em exercício, Thiago Soares, participou da solenidade de abertura e destacou a importância da realização de eventos que reúnam diversas ouvidorias públicas.
“As ouvidorias possuem uma estrutura muito plural. Em eventos como este é a oportunidade de trocarmos experiências e colaborarmos uns com outros, com a devida adaptação à realidade de cada órgão, para que implementemos as melhores práticas em nossa atuação”, enfatizou Thiago Soares.
A programação do evento contemplou diversas atividades, como painéis e oficinas temáticas, relacionados ao tema Ouvidoria Inteligente, Criativa e Participativa. O painel principal teve a palestra do ouvidor de Polícia, Daniel Medrado, que apresentou a forma de atuação da OGE/MG e suas inovações.
Entre elas, a utilização do MGOuv para tramitação das manifestações, o sistema PowerBI para acompanhamento dos dados e estatísticas, a criação da atendente virtual Bel, o projeto Ouvidoria Móvel como forma de ampliação do acesso do cidadão à Administração Pública, a apresentação dos relatórios trimestrais como mecanismo de governança e auxílio à gestão, as recomendações como meio de melhoria da gestão pública, o Laboratório de Inovação como mecanismo de inovação constante do órgão e a Sala de Situação como forma de acompanhamento permanente dos números da OGE/MG.
O ouvidor de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, Maurício Fernando Oliveira de Miranda, também participou do Seminário Nacional de Ouvidoria 2023, como conferencista.
Canais de atendimento
A OGE/MG é o canal de interlocução entre a sociedade e o Estado. Os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento:
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
Whatsapp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel.
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)