Ouvidoria-Geral do Estado fecha 2021 com mais de 100 mil manifestações 

Números refletem diversas ações de incentivo à participação do cidadão na gestão pública, entre elas a assistente virtual de atendimento Bel, criada para dialogar com os mineiros 24h por dia

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OGE-MG / Divulgação

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) vai concluir o ano de 2021 com mais de 100 mil manifestações recebidas. As áreas mais demandadas foram: saúde, educação, polícia e sistema penitenciário e socioeducativo.

O crescimento no número de manifestações é resultado das ações desenvolvidas pela ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, desde 2019, em consonância com as diretrizes do governador Romeu Zema. Com a reestruturação da OGE/MG para dar mais visibilidade e credibilidade ao órgão junto à sociedade, a atual gestão viabilizou que o cidadão participasse cada vez mais da vida pública, exercendo a cidadania. 

Para ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, as manifestações estão crescendo, pois o cidadão, pagador de impostos, consegue perceber a seriedade e a transparência do trabalho da OGE/MG.

 “A OGE/MG passou por uma grande mudança desde 2019. Criamos novas ouvidorias, entre elas a de combate à corrupção, e ampliamos nossos canais para facilitar ao máximo o cidadão se manifestar. Todo o trabalho vem sendo feito com muita ética e respeito ao cidadão, para que ele se sentisse tranquilo quando nos procurasse. E isso está se refletindo no crescimento expressivo das manifestações”, destacou a ouvidora.

“Além disso, nossos canais de atendimento se mantiveram em funcionamento, mesmo com a pandemia. Destaco a nossa assistente virtual, a Bel, 24h por dia pelo WhatsApp, que chegou para completar nossos serviços. Além do WhatsApp, o cidadão teve a oportunidade de fazer sua manifestação sem sair de casa, acessando nosso site, o aplicativo MGApp, ou telefone 162, todos os canais sempre prontos para receber denúncia, reclamação, elogio, solicitação ou sugestão por meio de um computador ou smartphone”, ressaltou Simone Deoud.

OGE-MG / Divulgação

Sua Voz, Sua Força

Entre os destaques voltados para o cidadão, está o lançamento da campanha institucional “Sua Voz, Sua Força”, com objetivo de reforçar a imagem da instituição junto à sociedade, destacando o poder de voz do cidadão através do diálogo permanente com a OGE/MG, porta de entrada para o usuário conversar com o Governo do Estado.

A divulgação foi feita nos prédios da Cidade Administrativa em espaços como estacionamentos, passagens de pedestres, elevadores, bandejas dos restaurantes, display dos telefones, entre outros.

Também foram colocados cartazes e banners nos demais órgãos, fundações e autarquias que ficam fora da Cidade Administrativa, vinculados ao Executivo. A campanha também teve destaque nas redes sociais da OGE/MG e do Governo de Minas.

OGE-MG / Divulgação

Assistente virtual

A Ouvidoria-Geral do Estado, sempre buscando melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, lançou a assistente virtual Bel para atendimento e registro de manifestações pelo WhatsApp.
 

Nas 24h do dia, o cidadão que quiser registrar denuncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio sobre os serviços estaduais pode acessar o número de WhatsApp (31) 3915.2022.

A Bel fará os atendimentos e registros das manifestações de forma instantânea, dando mais celeridade às demandas recebidas pela Ouvidoria e facilitando a vida do usuário que poderá registrar a manifestação e também acompanhar o andamento com a ajuda da assistente virtual.

Ouvidoria Móvel Virtual 

OGE-MG / Divulgação

Em janeiro deste ano, A OGE/MG lançou a Ouvidoria Móvel Virtual (OMV). O novo projeto foi criado para atender aos cidadãos mineiros, de forma remota, para dar continuidade aos atendimentos da população dos 853 municípios mineiros.  

Durante o ano foram realizadas 53 edições da OMV, permitindo ao cidadão de todas as regiões de Minas, interagir com o Governo do Estado, por meio de uma sala virtual, com atendentes especializados, para registrar denúncias e manifestações sobre os serviços públicos estaduais. 

O novo projeto é uma remodelagem da Ouvidoria Móvel que realizava atendimento presencial no interior de Minas e na Região Metropolitana de BH, mas que em virtude da pandemia está suspenso temporariamente.

Prevenção e Conscientização ao Assédio Moral e Sexual

No mês de março, o Seminário Estadual de Prevenção e Combate à Prática de Assédio Moral, evento anual, promoveu a conscientização dos servidores estaduais sobre a importância de se prevenir e combater a prática do assédio no ambiente de trabalho.

OGE-MG / Divulgação

Este ano, a iniciativa foi realizada em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), de forma on-line. O evento, que faz referência à Semana de mesmo nome, contou com debates e divulgação de materiais instrucionais. 

Em junho, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), assinaram resolução conjunta que instituiu a política de prevenção e combate ao assédio sexual na Polícia Civil.

Foi lançada, também, a Cartilha de Conscientização Contra o Assédio Sexual na Polícia Civil de Minas Gerais  O material é uma das medidas adotadas no contexto da prevenção e do combate a esse tipo de prática no ambiente de trabalho.

Reconhecimento

A atuação da OGE/MG rendeu duas premiações ao órgão neste ano.

OGE-MG / Divulgação

A primeira foi o selo de reconhecimento do Programa Nacional de Combate à Corrupção, lançado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), coordenado pelo Tribunal de Contas da União e a Controladoria-Geral da União. Um reconhecimento à instituição por integrar o projeto, após passar pela autoavaliação de aderência às boas práticas de prevenção e combate à fraude no serviço público. 

Já a segunda premiação foi “Destaques do Controle”, categoria “Governança e Controle”, concedida pela Controladoria-Geral do Estado aos projetos “Ouvidoria 4.0” e “OGE Planeja-Qualidade dos Gastos Públicos”, implementados com objetivo de permitir o aprimoramento da transparência dos gastos, do controle social e controle interno e gerenciamento de riscos.



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