Outubro Rosa: unidades prisionais e socioeducativas de Minas se mobilizam pela saúde da mulher

Profissionais, detentas e jovens acauteladas participam de ações de conscientização voltadas à prevenção do câncer de mama e outras doenças

Ao longo deste mês no qual o mundo se mobiliza na campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), também adere ao movimento e tem realizado diversas ações de fomento à saúde da mulher nas unidades prisionais e socioeducativas administradas pela pasta.

Profissionais, detentos, adolescentes em privação de liberdade e familiares participam de iniciativas como palestras, oficinas, rodas de conversa, teatro e atividades literárias - algumas realizadas em parceria com as escolas e secretarias municipais de saúde.

A campanha internacional Outubro Rosa busca compartilhar informações relativas à prevenção de doenças e à saúde da mulher, principalmente as relacionadas ao câncer de mama, mais comum entre elas. O objetivo é que, com o acesso às informações e aos serviços de diagnóstico, haja uma melhoria na qualidade de vida e um impacto no índice de mortalidade da doença, favorecendo a redução de casos.

Diagnóstico precoce

A superintendente de Humanização do Atendimento do Depen-MG, Alice Nery, conta que as ações buscam ampliar a conscientização sobre a importância da temática da saúde das mulheres privadas de liberdade, mostrando que a prevenção pode ser determinante.

“O combate ao câncer de mama também é possível a partir do autoexame e da identificação de anormalidades, o que aumenta as chances de um diagnóstico precoce e de começar o tratamento ainda no estágio inicial da doença”, destacou a superintendente.

E, para que haja esse diagnóstico precoce, a assessora da Superintendência de Atendimento ao Adolescente da Suase, Ana Carolina Mesquita, que responde interinamente pelo setor, afirma que é fundamental a mobilização de todos os públicos, inclusive do masculino.

Ela acredita que o acesso à informação, a conscientização sobre a prevenção da doença e o fomento aos serviços de diagnóstico e tratamento podem, sim, contribuir para a redução da mortalidade.

Também equipes das unidades socioeducativas, junto à rede de saúde municipal e demais parceiros, veículos importantes de informação, utilizam  linguagem acessível e ações interativas e dinâmicas contra a doença.

“Além de focar nas meninas e meninos que cumprem medida socioeducativa nas unidades do estado, essas ações são direcionadas também aos familiares, companheiros e principais referências das adolescentes, ampliando o alcance da informação e, consequentemente, a prevenção do câncer de mama", disse.

Ações

Algumas ações já foram realizadas no estado e outras ainda estão previstas para o calendário das unidades. O Presídio de Montes Claros e o Centro de Internação Provisória (Ceip) de Patos de Minas são algumas das que já iniciaram as atividades.

Na cidade do Norte, o Presídio de Montes Claros I tem realizado uma série de eventos e ações voltadas à saúde do público feminino custodiado. A primeira ação, de 4 a 6/10, teve tendas instaladas na área interna da unidade, onde as equipes de saúde do presídio realizaram diversos procedimentos para atender a todas as custodiadas, em parceria com os profissionais do município.

As mulheres tiveram a oportunidade de fazer exames de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), receberam imunização contra a covid-19 (aquelas que não estavam com o calendário de vacinação completo) e outras doenças e, também, realizaram os exames de mama e de prevenção ao câncer de colo de útero.

Ainda durante o mês, as detentas participarão de palestras sobre temas ligados à saúde feminina, cuidados e  prevenção.

Patos de Minas

Já o Centro de Internação Provisória (Ceip) de Patos de Minas realizou roda de conversa, com servidores e adolescentes, que abordou a temática levantada pelo Outubro Rosa. A atividade foi conduzida por uma enfermeira da Unidade Básica de Saúde-UBS de referência e auxiliada pela enfermeira do Ceip.

No bate-papo foram esclarecidas dúvidas sobre prevenção ao câncer de mama, incentivo ao autoexame e a importância da atitude dos multiplicadores das informações repassadas. Uma ação no mesmo formato foi realizada na Casa de Semiliberdade de Patos de Minas.