Órgãos estaduais se reúnem pela 1ª vez com o presidente do Ibama

Reunião na Cidade Administrativa permitiu discussões sobre políticas públicas ambientais e relação entre Estado e União

Crédito: Viviane Lacerda

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sisema) e outros órgãos ligados ao meio ambiente alinharam, na segunda-feira (22/7), na sede do governo estadual, em Belo Horizonte, temas ligados à área ambiental em primeiro encontro com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim. Na ocasião, foram discutidos, por exemplo, a execução de políticas ambientais, tais como o programa de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade; a gestão da fauna, o licenciamento ambiental e o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc).

Durante a reunião, Eduardo Bim discutiu os principais desafios e os direcionamentos da execução das políticas públicas ambientais mineiras, e também a relação destas com o governo federal. O trabalho conjunto entre Estados, Municípios e União foi apontado pelo presidente do Ibama como essencial para uma gestão ambiental eficiente em todo o país.

“Não queremos uma gestão feita de cima para baixo. Por isso, a integração entre as três esferas do poder público se faz extremamente importante para ampliação e efetivação das questões ligadas à agenda ambiental nacional”, disse Bim. Ele afirmou, ainda, que todas as discussões e questionamentos levantados durante a reunião serão levados para Brasília para que a parceria com Minas Gerais, na busca de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, seja mantida e incentivada.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, destacou a importância de se reunir um número tão significativo de representantes da gestão ambiental no Estado para debater questões comuns a todos os órgãos. “Sem tratar de casos específicos, nós conversamos sobre os principais instrumentos de regulação ambiental no Estado e sobre as políticas públicas relacionadas ao setor, pois cada uma das entidades presentes tem um olhar específico sobre determinadas matérias. Desta forma, a reunião foi importante para nivelarmos essas opiniões”, ressaltou.

Também participaram do encontro a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Valentini; o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão; o diretor-geral em exercício do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo Fonseca; e o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard; além da superintendente regional do Ibama em Minas Gerais, Polyana Faria, entre outras autoridades.

Mais informações em www.meioambiente.mg.gov.br.