Operação Mercúrio cumpre 93 mandados de prisão em dez estados

Quadrilha especializada em roubo de carga também é alvo de 110 mandados de busca e apreensão

  • ícone de compartilhamento

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, deflagrou, nesta quinta-feira (29/8), a operação “Mercúrio”, que visa desmantelar uma quadrilha especializada em roubo e receptação de caminhões e cargas, além de falsificação de documentos fiscais, agiotagem e lavagem de dinheiro.

Na ação, realizada em conjunto com a Receita Estadual, Polícia Militar e Secretaria de Administração Prisional (Seap), estão sendo cumpridos 93 mandados de prisão e outros 110 de busca e apreensão em dez estados (Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Pernambuco).

Em Minas Gerais, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Araguari, Iraí de Minas, Patrocínio, Santa Juliana e Uberlândia.

As investigações, que começaram há dez meses, tiveram como ponto de partida dados coletados nas operações “Catira” e “Fideliza”, deflagradas pela Polícia Federal em 2015. Ficou comprovado que as principais células da organização criminosa estão instaladas em Uberlândia e em Goiânia/GO.

Diante das evidências, o Gaeco obteve na Justiça o bloqueio de R$ 40 milhões dos envolvidos, além da apreensão de cerca de 200 veículos de empresas ligadas ao esquema. Somente no período da manhã, em Uberlândia, foram apreendidos, em uma concessionária, carros importados que somam R$ 8 milhões.

Nome da operação

A operação foi batizada de Mercúrio em referência à mitologia romana, que o considera um semideus dos transportes, da venda, do comércio, do lucro e dos ladrões.



Últimas