Operação integrada combate violência contra idosos em Minas  

Ações estaduais foram realizadas até esta sexta-feira (23/9). Mais de cinco mil profissionais participaram da mobilização

  • ícone de compartilhamento

Para proteger os idosos de qualquer tipo de violência em Minas Gerais, diversas instituições estaduais se uniram para ações de combate, prevenção, conscientização e fiscalização na Operação Vetus III, em atividade desde 23/8, em todo o estado. Até esta sexta-feira (23/9), 387 vítimas foram atendidas e outras 11 resgatadas por toda Minas Gerais. A ação contou com o empenho de 5.458 policiais, entre civis e militares, e 2.769 viaturas. Um total de 90 pessoas foram presas. 

A quarta-feira (21/9) foi o dia "D" da Operação, estipulado para a intensificação de visitas e verificação de cumprimentos de medidas protetivas em unidades especializadas de proteção aos idosos. Já nesta sexta-feira, foi feito um balanço dos trabalhos realizados pelos diversos órgãos envolvidos nesta grande operação, coordenada, em Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e capitaneada em todo o país pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A data registrou o maior volume de fiscalizações em instituições de acolhimento. Foram feitas 18 visitas de verificação de descumprimento de medidas protetivas, sendo que dez dessas unidades estão instaladas na capital. As visitas no interior foram priorizadas em outras datas.

Balanço 

Durante os trabalhos realizados até esta sexta-feira, 387 vítimas foram atendidas, 11 foram resgatadas e 259 visitas e diligências policiais foram realizadas em abrigos, lares, residências e demais locais de moradia dos idosos. Além disso, foram cumpridos 32 mandados de busca, 111 mandados de prisão e 89 medidas protetivas de urgência (MPU) solicitadas.

A operação resultou, ainda, em 90 pessoas presas, cinco autos de apreensão em flagrante de ato infracional, 30 autos de prisão em flagrante lavrados, 123 inquéritos policiais concluídos, 196 inquéritos policiais instaurados e 25 termos circunstanciados de ocorrências lavrados.

Além do socorro das vítimas, propriamente dito, ações de fiscalização das instalações dos lares e abrigos, bem como a verificação do correto armazenamento de alimentos e demais itens, também foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Vigilância Sanitária. Orientações foram repassadas para a adequação destes locais. Dos locais visitados, 15 não estavam em conformidade com as normas da vigilância sanitária, sendo adotadas as providências cabíveis para cada caso. 

A operação  

O principal objetivo da Vetus III é combater crimes de violência contra idosos em todo o estado, por meio de ações coordenadas das forças de segurança estaduais e demais órgãos, especialmente das unidades especializadas de proteção ao idoso.

Várias ações de fiscalização, cumprimento de mandados em aberto, vistorias e apuração de denúncias foram realizadas desde a deflagração da operação, exatamente há um mês. A operação engloba a apuração de denúncias, instauração de inquéritos, realização de diligências aos abrigos ou residências de idosos vítimas de violência e cumprimento de mandados judiciais. 

A terceira edição da operação Vetus faz parte de uma mobilização nacional, anual, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), que estimula a participação das forças estaduais. 

Em Minas Gerais, é realizada de forma integrada pela Polícia Civil (PCMG)Polícia Militar (PMMG)Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), sob coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, parabenizou o empenho de todas as instituições envolvidas, tanto nas etapas de planejamento, com a definição dos principais pontos de atuação e as estratégias de intervenção mais adequadas, quanto nas etapas de execução. “A união desses esforços é imprescindível para resguardar esse público que apresenta pontos de vulnerabilidade e precisa de uma atenção especial”, disse. 

Crime  

A violência contra o idoso é crime previsto em lei e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. Ocorrências podem ser denunciadas no Disque Direitos Humanos (Disque 100) ou no Disque Denúncia 181.  

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.  



Últimas