Obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni devem ser retomadas em outubro

KTM apresentou a melhor proposta em licitação do DER para conclusão do empreendimento, que terá 427 leitos

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizou, na manhã desta sexta-feira (2/9), a licitação para as obras de conclusão do Hospital Regional de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.

Participaram do certame, na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC), cinco empresas. A melhor proposta foi a da KTM Administração e Engenharia Ltda., no valor de R$ 104.238.445,06

A empresa que apresentou a melhor proposta deu um desconto de R$ 12.883.411,96, o que equivale a uma redução de 11% em relação ao valor orçado pelo DER-MG.

Hospital

O hospital está em um terreno de 40 mil metros quadrados e terá 427 leitos, sendo 372 de internação, 30 UTI adulto e 25 leitos UTI neonatal, com possibilidade de expansões futuras. Com 50% da construção concluída, as obras, iniciadas em 2014, foram paralisadas em 2016.

A retomada das obras tem previsão para em outubro de 2022. A conclusão está prevista para 24 meses após a ordem de reinício. Após concluído, o hospital contribuirá na ampliação da oferta de serviços para atenção às necessidades de cirurgias eletivas e trará benefícios a toda região. Somente na microrregião de Teófilo Otoni/Malacacheta serão 11 municípios atendidos, representando 280 mil habitantes.

A conclusão será viabilizada por meio dos recursos do Termo de Medidas de Reparação assinado com a Vale devido ao desastre de Brumadinho. O Acordo Judicial visa reparar os danos decorrentes da tragédia, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.