Obras de pavimentação da MG-252 vão facilitar o escoamento da produção local

Governador vistoriou o andamento das intervenções no trecho e conversou com moradores de Moema e região; Agendas de trabalho também foram cumpridas em Perdigão, Iguatama, Araújos e Arcos, outras cidades do Centro-Oeste mineiro

A população do Centro-Oeste mineiro está acompanhando o início da pavimentação da MG-252, um trecho de 17,3 quilômetros que liga a MG-170, em Moema, até a MG-164, no município de Araújos. O governador Romeu Zema esteve no local, nesta quinta-feira (13/7), onde supervisionou os trabalhos na via, que deve ter parte concluída até o final do ano e facilitar o escoamento de produtores locais.

A região tem vocação para produção agrícola, além de contar com fábricas de tecidos e de fogos de artifícios, que têm a vazão prejudicada por poeira, buracos e lama na rodovia.

O governador Romeu Zema vistoriou as obras e visitou o vilarejo de Chapada, onde fábricas de lençol estão instaladas. Ele ressaltou a importância da MG-252 para a região.

“Estamos recuperando a malha asfáltica do estado e pavimentando trechos que conectam regiões importantes. Ainda é um grande desafio. Temos um estado que é do tamanho da França e tivemos investimento zero na malha viária durante cerca de dez anos. Iniciamos, agora, a recuperação do asfalto em Minas, e a população está sentindo a melhora. Vamos conseguir avanços expressivos”, disse.

A pavimentação da rodovia MG-252 faz parte do programa Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais, e está sendo executada em parceria da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em convênio com a Prefeitura de Moema.

O prefeito de Moema, Alaelson Antônio de Oliveira, disse que o início das obras é a realização de um sonho para a população. “Durante décadas, lutamos para ter essa obra realizada e, agora, com uma gestão séria à frente do Estado, estamos vendo esse projeto sair do papel”, afirmou.

Provias

As obras começaram em junho, e devem ser finalizadas até o fim de 2023, com investimento de R$ 5 milhões do estado e de R$ 469 mil do município de Moema. O Provias está com oito obras na região Central de Minas, com investimentos previstos de R$ 392,2 milhões para pavimentação e recuperação de 277 quilômetros de malha rodoviária.

Lançado em abril de 2022, o Provias tem um valor total previsto de R$ 4 bilhões para pavimentar rodovias e pontes, além de recuperar o asfalto de estradas. Das 122 obras do programa, 32 já foram concluídas, 51 estão em andamento e 39 ainda serão iniciadas, já tendo sido entregues 709 quilômetros de vias restauradas.

Reunião com prefeitos

O governador também esteve no município de Perdigão, nesta quinta-feira, onde se encontrou com o prefeito Juliano Lacerda e recebeu um ofício com algumas demandas locais. Na cidade, ele teve a oportunidade de conhecer o ônibus da Unidade Básica de Saúde (UBS), do projeto municipal “Saúde Mais Perto de Você”, que leva o veículo para prestar atendimento de Saúde da Família nas comunidades rurais.

Seguindo pelo Centro-Oeste mineiro, desta vez em Araújos, Zema se reuniu com o prefeito Geraldo Magela para discutir demandas focadas em melhorias para moradores e indústrias da cidade. No município, ele também verificou o trabalho realizado na Gabriela Aquarela, uma fábrica de roupas infantis.

Iguatama foi o próximo destino do governador. Além do encontro com o prefeito Lucas Vieira, Romeu Zema recebeu convite para o aniversário de 80 anos da cidade.

Gastronomia

O  governador Romeu Zema ainda participou da abertura do 2º Festival de Gastronomia de Arcos. O festival, conhecido como “Delícias da Roça”, vai apresentar, até domingo (16/7), mais de 50 comidas típicas de Minas Gerais. Para a edição deste ano, mais de 60 mil visitantes são aguardados.

Acompanhado pelo prefeito de Arcos, Claudemir José de Melo e outras autoridades, o governador esteve com expositores e conversou com os presentes no primeiro dia do festival.