Núcleo de Saúde da Penitenciária de Ribeirão das Neves I é ampliado e reformado 

Recurso de R$1,4 milhão destinado às obras é da Secretaria de Estado de Saúde 

  • ícone de compartilhamento

A Penitenciária de Ribeirão das Neves I, também conhecida como José Maria Alkimim, está com o Núcleo de Saúde, para atendimento dos presos da unidade, totalmente reformado. A entrega das obras foi realizada nessa segunda-feira (12/9),  com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), Rogério Greco. Ele visitou as novas instalações do local acompanhado da juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de Ribeirão das Neves, Alice Nery, e dos defensores públicos da comarca local Breno Tadeu de Melo Silveira e Emanuel Botelho Calili.  

Tiago Ciccarini - Sejusp/MG

A reforma do espaço começou em março de 2021. Foram reestruturadas a parte elétrica, hidráulica e a cobertura do telhado do prédio. Todo o trabalho foi realizado por mão de obra de presos, contratada pela empresa executante do serviço. Os detentos selecionados receberam salário e remição de pena. A verba, de cerca R$1,4 milhão, utilizada na melhoria do local, é oriunda da Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Essa parceria com a Secretaria de Estado de Saúde foi fundamental para a efetivação desse projeto, que oferece mais qualidade nos atendimentos de saúde realizados dentro da unidade”, destacou o secretário Greco.  

A estrutura conta com consultório odontológico, sala de atendimento de enfermagem, dois consultórios médicos, sala de curativos e 21 celas destinadas a presos em tratamento de saúde. E, para qualificar ainda mais o trabalho realizado junto aos detentos, sete salas foram reformadas e destinadas ao atendimento da equipe psicossocial (psicólogas e assistentes sociais). Sete salas de visita íntima, que ficam no mesmo prédio, também foram beneficiadas com a manutenção do núcleo.  

Vestiário para as servidoras  

Em um processo de valorização das servidoras (administrativas e policiais penais), também foi inaugurado um vestiário feminino, com armários e chuveiros. A unidade, até então, contava apenas com um vestiário masculino, que também ganhou novos armários (adquiridos por meio de emenda parlamentar). O espaço ajustado para as servidoras, que já existia e era utilizado para outras atividades da unidade, também contou com a mão de obra de detentos e foi efetivado com o material da própria unidade. 

 



Últimas