Novos técnicos da assistência social de Brumadinho são capacitados pela Sedese

Psicólogos, assistentes sociais e advogados vão atuar nas áreas atingidas pela tragédia da Mina do Feijão

Técnicos da Subsecretaria de Assistência Social, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), participam nestas quarta (13/3) e quinta-feiras (14/3), na Faculdade Asa, em Brumadinho, de treinamento da nova equipe de profissionais contratados pela prefeitura.  A intenção é prepara-los para atuar em campo, atendendo a população atingida pela tragédia do rompimento da barragem.

Estão previstos para atuar em campo, a partir do próximo dia (15/3), psicólogos, assistentes sociais e advogados para atender e cadastrar as demandas das famílias das vítimas, população de Brumadinho e mapear áreas atingidas. O Governo de Minas está também, em parceria com a União e município, liderando os programas Benefício de Prestação Continuada (BPC), CadÚnico e Bolsa Família.

Os trabalhos foram coordenados pela subsecretária de Assistência Social, Janaína Reis, juntamente com a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Brumadinho, Christiane Nogueira. Também participam das agendas de trabalho os técnicos da assistência social.

A Sedese está, ainda, orientando a equipe, sobre o preenchimento do formulário do CadÚnico – sistema de cadastro de informações socioeconômicas das famílias. O Estado também está compartilhando com esses novos técnicos todo o trabalho já realizado, incluindo atendimentos e cadastros.

“O momento de emergência passou, porém o momento da assistência social é agora. E ele está nas mãos de cada um de nós. Por isso, a Sedese está participando deste processo na prática, junto com o município”, comenta a subsecretária de Assistência Social, Janaína Reis.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Brumadinho, Christiane Nogueira, o olhar humanizado e solidário é importante durante as conversas com as famílias. “As pessoas de Brumadinho estão tristes. A gente tem que ser coração, tem que ter humanidade e carinho, principalmente com uma população que está massacrada”, contextualiza.

Suporte técnico

Dentro do pacote de medidas que o Governo de Minas vem adotando para atender a população de Brumadinho, a Sedese tem promovido diversas capacitações para gestores e servidores municipais da assistência social.

Os treinamentos abordam o funcionamento de cadastro das famílias, gestão de recursos e assistência psicossocial diferenciada para as famílias.  Além disso, o município está sendo preparado tecnicamente para gerir os recursos depositados pela Vale, os benefícios socioassistenciais, imóveis e equipamentos doados, além das licitações necessárias para atender as demandas da população. As capacitações são realizadas em parceria com o Ministério da Cidadania.