Novo Edital do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contempla mais 34 municípios e amplia alcance em Minas

Semad / Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou, nesta sexta-feira (22/12), o resultado do Processo Seletivo do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) para 2024. O novo edital selecionou mais 34 municípios para ingressar no programa. A lista das cidades pode ser acessada aqui.

O programa tem caráter contínuo e, a cada ano, poderá ser lançado novo edital para agregar outros municípios e ampliar a atuação no território mineiro.

Em 2023, foram 104 municípios participantes, com 182 escolas e 291 professores. Com isso, 323 turmas tiveram práticas de educação ambiental durante todo o ano, beneficiando 6.483 alunos.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, “mais relevante ainda que os números é o resultado alcançado. Prefeitos nos contam as mudanças que isso tem provocado nas crianças, nos professores e nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas”.

O Programa

O programa de educação ambiental é desenvolvido pela Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental (Suga) e da Diretoria de Educação Ambiental (Deam), em parceria com secretarias municipais de educação e de meio ambiente.

O público-alvo são professores e alunos do ensino fundamental da rede municipal. Além de ofertar treinamento para professores, por meio de Curso EAD, o Programa proporciona atividades práticas de educação ambiental, com ênfase ao estímulo da redução do consumo de água e energia na residência dos alunos e nas escolas.

São abordados com os alunos cinco temas principais: Consumo Consciente de Água; Consumo Consciente de Energia; Cidadania; Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, e Educação Humanitária para o bem-estar animal.

O programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas aliados ao perfil das microrregiões, e visa preparar jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável, bem como interagindo com as diversas áreas do conhecimento.

O subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco, destacou o empenho dos municípios em participar do programa. “Representa o esforço de todos na parte da educação e na parte ambiental e temos percebido muita energia da sociedade e do poder público, que atuam de forma conjunta”, afirmou. Ele também explicou que o programa tem metodologia de acompanhamento e a intenção é que ele alcance cada vez mais pessoas.

IDE-Sisema

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do Programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídriccs (IDE-Sisema). Em breve, após a indicação das escolas participantes pelos municípios selecionados, a camada referente ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis ano-base 2024 também estará disponível na plataforma.

Para acessar a camada referente ao Jovens Mineiros Sustentáveis, basta ir neste link e, no menu à direita da tela, clicar na pasta “Educação Ambiental” e depois em “Jovens Mineiros Sustentáveis”.

Clique aqui para obter mais informações sobre o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis.