Nova plataforma reforça educação permanente da Fhemig

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) irá ampliar alcance das ações educativas e potencializar economia

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Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é direcionado a servidores, residentes e estagiários da Fhemig
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A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) acaba de lançar um recurso que vai aprimorar a realização de treinamentos e capacitações. Trata-se do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), recurso da modalidade de educação a distância (EAD), que chega para fortalecer o constante aperfeiçoamento dos serviços oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS). 

As ações educativas da Fhemig, com foco na formação e qualificação profissional, já ocorriam a distância, com o uso de tecnologias como a videoconferência, por exemplo. Com a modalidade, a instituição gera economia para o Governo do Estado, já que não é mais necessário arcar com os deslocamentos e viagens dos servidores de diversos municípios e regiões mineiras para um ponto único de treinamento.

Aberto à sociedade

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é direcionado a servidores, residentes e estagiários da Rede Fhemig. Os cursos ofertados cobrem desde as áreas assistencial e gerencial, até o campo técnico-operacional e humano-social, que são as quatro grandes áreas com as quais a educação permanente da Fhemig tradicionalmente trabalha. Na plataforma, também são encontradas informações sobre saúde em área específica destinada à população em geral.

“Nosso objetivo principal é promover o desenvolvimento profissional e a ampliação da atuação dos servidores, tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento aos usuários do SUS”, reitera a coordenadora de Educação a Distância da Fhemig, Nádia Antunes.

Somente no ano passado, foram quase 9 mil participações de servidores nas ações educativas promovidas pela Coordenação de Educação Permanente da Fhemig (Cedep). A expectativa para este ano é que esse número seja duplicado com o AVA.

“Ao longo desses sete anos da educação a distância, com as videoconferências, conseguimos dar materialidade efetiva à integração da Fhemig como rede, e ampliamos a capacidade produtiva dos servidores”, observa Nádia.

Desde que foi adotada, em 2011, a educação a distância já gerou economia de cerca de R$ 7 milhões para o Estado. Isto sem contar com o reforço do AVA, que pode contribuir ainda mais nesse processo.

Flexibilidade

Grande parte dos cursos das áreas técnico-operacionais ficará fixa no sistema, para ampliar a participação da comunidade institucional. Assim, os interessados poderão realizar os cursos conforme sua disponibilidade, num processo de flexibilização do treinamento. Isso se estenderá, inclusive, ao treinamento introdutório, tendo em vista que a dinâmica de renovação dos servidores é frequente, principalmente no caso dos processos seletivos públicos simplificados. Como consequência, será possível maior agilidade na preparação dos novos colaboradores da Rede Fhemig.

Aprendizagem colaborativa

A Cedep entende que a adoção da EAD vai muito além das vantagens de se promover ações educativas e redução de custos. “Ela possui, pelas próprias características, possibilidades de promover maior integração entre profissionais de saúde, o que permitirá a troca constante de conhecimento, propiciando a participação ativa, a aprendizagem colaborativa e a aplicação prática dos conteúdos trabalhados”, destaca a pedagoga e coordenadora da Cedep, Raquel Gontijo.

“Frequentemente, a Fhemig recebe demandas de profissionais do SUS, das regionais de saúde de todo o Estado. Num futuro próximo, a Cedep planeja, por meio do AVA, atender demandas desse tipo”, vislumbra a coordenadora da Cedep.

Residência em saúde

Além disso, o AVA também representará um avanço no que diz respeito à formação dentro dos programas de residência em saúde, pois com ele será equacionado o problema da dispersão territorial das diversas unidades que formam a Rede Fhemig, que constituía num dificultador para se reunir essa clientela.



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