Nota oficial

Divulgada neste sábado, 16 de fevereiro de 2019

Informamos que neste sábado (16/2), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) recebeu uma notificação oriunda da mineradora Vale informando que a empresa responsável por atestar a estabilidade das barragens B3 e B4, pertencentes à Mina Mar Azul, localizada no município de Nova Lima e de sua propriedade, não atestou a estabilidade das referidas barragens.

Foi solicitado pela Defesa Civil Estadual à Agência Nacional de Mineração (ANM) uma vistoria técnica in loco nas barragens, estando disponível todo o aparato logístico que se fizer necessário para celeridade da ação. As barragens se encontram com nível de emergência classificado com o grau 2 e, por este motivo, em caráter preventivo e a fim de buscar a redução do risco de desastres no local, está ocorrendo a evacuação da área do mapa de inundação (dam break - possível área de alagamento na hipótese de rompimento das barragens).

A Defesa Civil de Minas Gerais, em cumprimento ao previsto no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), está coordenando a evacuação das pessoas que se encontram na área de risco. Serão evacuadas 49 casas que estão situadas nesta área.

As ações estão sendo operacionalizadas pela empresa responsável pelas barragens e acompanhadas por equipes da Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Defesa Civil Municipal.

As pessoas que estão sendo retiradas da área de risco estão sendo encaminhadas para o Centro Comunitário Macacos, próximo à Igreja de Macacos, localizado à rua Dona Maria da Gloria 711. Os moradores que residem na área de risco devem se dirigir ao ponto de encontro munidos de documentos pessoais e comprovante de residência, onde serão cadastraras, receberão as orientações e serão alocados em hoteis da região.

Esclarecemos a todos que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil atua de forma preventiva visando reduzir os riscos de desastres. Desta forma, informamos que não houve rompimento das barragens B3 e B4, no município de Nova Lima e que a evacuação das áreas do mapa de inundação possui caráter preventivo, cujo objetivo é, tão somente, promover a preservação de vidas na hipótese da ocorrência de desastres envolvendo as barragens supracitadas.