Nota: governador se reúne com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília

Nova agenda na capital federal será marcada ainda nesta semana

  • ícone de compartilhamento

Em viagem à capital federal nesta segunda-feira (20/11) para participar do lançamento do Segundo Pacote pela Igualdade Racial, do Governo Federal, o governador Romeu Zema aproveitou para também se reunir com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. 

O objetivo do encontro foi debater especificidades da dívida de Minas Gerais com a União. 

Uma próxima reunião, desta vez com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será marcada ainda nesta semana, para dar sequência às discussões.

Histórico

Vale lembrar que, desde 2019, o Governo de Minas busca solucionar a dívida deixada por governos anteriores. 

Atualmente, essa dívida pública estadual é de R$165,77 bilhões. Desse total, R$ 156,57 bilhões (94,4%) referem-se a valores devidos à União ou dívidas com instituições financeiras que têm a União como garantidora. 

“No meu governo, nós não fizemos um centavo de endividamento. Só temos pagado os juros da dívida. Isso demonstra seriedade. Se a dívida hoje está grande, é porque ela foi feita lá trás. O que nós estamos fazendo desde de que eu assumi é administrar essa dívida”, disse o governador Romeu Zema.

“Desde o início da minha gestão, essa questão tem sido prioridade. Quem é de Minas sabe que já melhorou. Hoje, o funcionário público recebe em dia, assim como os prefeitos, e os pagamentos do Estado são feitos em dia. Isso demonstra um avanço, mas ainda temos o peso dessa dívida que precisa ser equacionada. Tenho certeza de que Minas Gerais vai encontrar uma saída para esse que, atualmente, é o maior problema do estado”, completou.  
 



Últimas