Nota do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema

Divulgada nesta segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

  • ícone de compartilhamento

Mais uma evacuação de comunidades que podem ser afetadas em caso de rompimento de barragem de resíduos de minério no nosso Estado foi feita neste sábado para domingo. A ação teve que ser tomada nas imediações da mina de Mar Azul, em Nova Lima, na região metropolitana da capital mineira.  

Embora seja um inconveniente para os afetados, a medida preventiva visa salvar vidas. Após as tragédias ocorridas em Mariana e em Brumadinho, recentemente, vou fazer tudo que estiver ao alcance do Governo do Estado para preservar as vidas das pessoas. Por isso, determinei que a Defesa Civil adote operação de saída emergencial das residências sempre que houver qualquer indício de desastre. Na noite deste sábado, 16 de fevereiro, fomos informados pela empresa Vale que o emissor do laudo não concedia a garantia de estabilidade das barragens B3 e B4 da Mina de Mar Azul.

Todas as providências que são de responsabilidade do Governo de Minas foram - e sempre serão - tomadas de imediato. A primeira delas foi fazer a evacuação do local no distrito de Macacos e a segunda é cobrar com rigor as ações que são atribuições da empresa Vale, responsável pela barragem.

Cerca de 100 pessoas tiveram que deixar suas casas. Nós queremos que elas voltem o quanto antes dentro da normalidade e de parâmetros de segurança. Também determinei que a empresa dê toda comodidade, quanto à alimentação e hospedagem das famílias afetadas pela evacuação. Praticamente metade foi para hotéis providenciados pela empresa enquanto outros optaram por ir para a casa de familiares.

Vamos continuar acompanhando toda a situação e tomando as medidas que forem necessárias para garantir a segurança das famílias que residem à jusante das barragens em nosso Estado.

Romeu Zema
Governador de Minas Gerais



Últimas