Nota da Secretaria de Estado da Saúde em relação a Janaúba

Informações acerca da atuação para garantir o atendimento adequado às vítimas e familiares e todo o suporte necessário

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por orientação do governador Fernando Pimentel, atuou em diversas frentes para prestar assistência às vítimas da tragédia em Janaúba, ocorrida na última quinta-feira (5/10). O primeiro atendimento ocorreu nos dois hospitais do município: Fundação de Assistência Social de Janaúba e Fundação Hospitalar de Janaúba. Após avaliação médica, os pacientes mais graves foram transferidos para o Hospital João XIII e para a Santa Casa de Montes Claros.

A transferência foi realizada pela equipe do SAMU Macro Norte e pelas aeronaves de Suporte Avançado de Vida (SAAV), tripulada com equipe médica e socorristas. Cerca de 24 horas após o ocorrido, todos os pacientes que necessitavam de atendimento mais complexo já haviam sido removidos para os hospitais de referência em BH (João XXIII) e Montes Claros (Santa Casa).

Os medicamentos e os insumos inicialmente identificados como prioritários também já foram, desde ontem, disponibilizados aos hospitais, entre eles, o medicamento Hidroxicobalamina, utilizado para o tratamento de intoxicações resultantes da inalação de fumaça no incêndio. Esse item foi entregue à Santa Casa de Montes Claros, em transporte aéreo, o que permitiu maior agilidade no atendimento. A SES-MG continuará trabalhando para garantir a disponibilidade dos demais medicamentos e insumos indispensáveis às vítimas da tragédia.

Além disso, a SES destacou uma equipe de saúde mental na noite de quinta-feira (5/10) para oferecer o suporte necessário e para garantir o atendimento adequado às vítimas e familiares. A equipe da Atenção Primária à Saúde do município também tem recebido todo apoio para que, assim que os pacientes recebam alta dos hospitais, tenham a assistência necessária.



Últimas