No Dia das Crianças, a Cemig  destaca cuidados com brinquedos e eletroeletrônicos

Somente no primeiro semestre deste ano, 34 crianças de até 15 anos morreram em acidentes elétricos no Brasil

  • ícone de compartilhamento

Crédito: Cemig / Divulgação

O Dia das Crianças, comemorado no dia 12/10, é considerado uma das principais datas para o comércio varejista brasileiro e momento em que muitos pais aproveitam para comprar presentes para a criançada. Com o avanço da tecnologia, brinquedos eletroeletrônicos estão entre as opções que mais agradam, mas a Cemig alerta: é preciso ter muita atenção para que esses presentes não causem acidentes.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no primeiro semestre de 2022, 54 acidentes de origem elétrica envolvendo crianças e adolescentes entre 0 a 15 anos foram registrados no país, sendo 34 fatais. Em Minas Gerais, no mesmo período, houve quatro acidentes de origem elétrica, sendo dois fatais, ambos por choque elétrico.

A grande maioria dessas mortes ocorreram por choque elétrico (27 vítimas), seguido por seis fatalidades após incêndios gerados por sobrecarga de energia (curto-circuito) e uma morte por descarga atmosférica (raio).

Apesar de parecerem inofensivos, esses equipamentos precisam ser monitorados com atenção. Dessa forma, a Cemig lista uma série de cuidados para preservar a segurança das crianças e garantir o divertimento sem riscos de acidentes.
Celulares e tablets

É preciso ter muita atenção com celulares ​e tablets . É importante que as crianças não utilizem os dispositivos conectados à tomada. “Amplamente utilizados hoje em dia, tais equipamentos podem gerar ocorrências graves, causando incêndios e até mesmo lesões por choques elétricos e pequenas explosões, que podem ser fatais. Por isso, eles nunca devem ser utilizados conectados à tomada”, alerta.
Além disso, é fundamental que as crianças tenham orientação para que os dispositivos móveis não sejam utilizados conectados à rede elétrica. Por sua vez, os videogames devem ser desligados em caso de chuvas​ pelo risco de queima do aparelho em casos de descarga atmosférica.
João José Magalhães Soares , gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, orienta que os cuidados devem começar já na hora da escolha do presente, observando a faixa etária indicada, a voltagem do equipamento e outras questões ligadas à segurança. “Também é fundamental que os pais preferiram brinquedos e equipamentos que possuam o selo do Inmetro, pois eles têm manual de instruções ​em português com informações detalhadas de segurança, garantia de checagem do órgão e inserção de forma clara da faixa etária para utilização”, afirma.
Cuidados e prevenção
João José Magalhães Soares lista alguns cuidados para garantir a segurança das crianças, que são preventivos e fáceis de serem observados por todos:
- É preciso ficar muito atento às tomadas sem proteção;

- Os fios desencapados devem ser eliminados das residências;

- Não se deve ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada​ utilizando benjamins ou Ts.  ​O correto são as réguas de bornes ou réguas de tomadas com um fusível de proteção, todos facilmente encontrados em lojas de material elétrico;

- É necessário utilizar extensões adequadas para os aparelhos eletrodomésticos;

- Também é importante não utilizar equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas.

O especialista recomenda também que os pais utilizem protetores de tomada em toda a casa e não sobrecarreguem os benjamins. “Além disso, é importante que o cliente instale um dispositivo diferencial residual. Esse dispositivo já é obrigatório pelas normas da ABNT desde 1997. O equipamento protege pessoas e animais contra o choque elétrico e sua instalação é simples, mas deve sempre ser feita por um eletricista”, explica.
O gerente da Cemig destaca ainda que o dispositivo detecta a fuga de corrente e desliga o circuito imediatamente, evitando o choque. “Dessa forma, mesmo que a criança coloque o dedo ou introduza algum material na tomada, ela estará protegida. Neste 12/10, nosso melhor presente será dar às crianças a possibilidade de uma brincadeira segura”, afirma.



Últimas