Natureza é ingrediente para a folia nos parques de Minas

Opções são muitas nas 92 unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas

imagem de destaque
Cachoeira do Grioulo, no Parque Estadual do Rio Preto, no município de São Gonçalo do Rio Preto
  • ícone de compartilhamento

                                  

Trilhas, cachoeiras, ar puro e contato com a natureza vão se somar a uma programação especial preparada pelas 92 unidades de conservação estaduais de Minas Gerais neste Carnaval. Serão atividades de conscientização junto aos turistas: oficinas, rodas de conversa, caminhadas ecológicas para os foliões que querem interagir na busca da preservação e conscientização ambiental.

O Parque Estadual da Mata do Limoeiro, localizado a 89 quilômetros de Belo Horizonte, no distrito de Ipoema, em Itabira, tem o Ecofolia, projeto desenvolvido com os visitantes e moradores das comunidades durante o Carnaval.

A partir desta sexta-feira (1/3), serão realizadas rodas de conversa, trilhas guiadas, debates e mesa redonda sobre a atuação do Ministério Público no Parque, com a participação da promotora de justiça, Giuliana Toloffi, e bate-papo sobre potencialidades turísticas de Ipoema, com o guia turístico e morador, Roneijober Andrade.

A equipe do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, preparou uma série de atividades voltadas para crianças, retratando a fauna e a flora da unidade de conservação. As atividades começam no sábado (2/3), com oficina de arte, culinária e recreação temática sobre os bichos que vivem no parque. Diariamente, haverá trilhas especiais para que o público infanto-juvenil conheça os atrativos, como as Trilhas das Casas, do Muriqui e do Pico do Grama.

No mesmo sábado (2/3), no município de Grão Mogol, no Norte do Estado, uma blitz educativa dá orientações sobre o uso do fogo e a destinação adequada do lixo. O Parque Estadual de Grão Mogol, situado na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha, tem inúmeros cursos d´água numa região marcada pela escassez hídrica.

No Parque Estadual do Rio Doce, no Leste de Minas, a programação de Carnaval vai começar também no sábado (2/3), às 9h. Todos os dias do feriado, entre 1 e 6/3, os turistas poderão fazer passeios de barco no lago Dom Helvécio, acompanhados de monitores ambientais que apresentarão os aspectos naturais da flora.

Ao longo dos dias, haverá uma programação de trilhas guiadas, palestras e apresentações no Centro de Visitantes. Entre os temas abordados está o processo de ocupação territorial na região, a importância ambiental, social e cultural e aspectos da Mata Atlântica, clima e introdução à observação de aves.

Em Ouro Preto e Mariana, cidades históricas do Quadrilátero Ferrífero, que têm festas de Carnaval muito procuradas, o Parque Estadual do Itacolomi fica aberto ao público todos os dias, no período entre 1 e 6/3. Entre as atrações estão visitas ao Museu do Chá, à Casa Bandeirista, idas ao Mirante do Custódio e trilha ao Pico do Itacolomi, além da Capela de São José e ao Centro de Visitantes.

Além dos parques, os monumentos naturais Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, Peter Lund (Gruta de Maquiné), em Cordisburgo, e Serra da Piedade, em Caeté e Sabará, também estarão de portas abertas para receber os visitantes.

Os interessados em mais informações sobre como chegar e contatos devem acessar a página www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas.

 

Arte: Marcelo Barbosa



Últimas