Na volta às aulas, governador Romeu Zema visita escola em Santa Luzia e propõe melhoria nos resultados de Minas no Ideb

Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah atende 1,7 mil alunos do ensino fundamental, médio e EJA

O governador conversou diretamente com alunos do 1º ano do ensino médio da E. E. Murgy Hibraim Sarah

Cerca de 2 milhões de alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas nesta quinta-feira (7/2) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhou o início do ano letivo na Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A escola atende cerca de 1,7 mil alunos do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em três turnos: manhã, tarde e noite.

"Faço questão de estar aqui escutando os anseios dos educadores para fazermos o melhor. Tenho plena ciência de que os servidores públicos estão recebendo os salários de forma parcelada, mas estamos fazendo tudo que é possível para que essa questão seja resolvida o mais rápido possível. Somente conhecendo os problemas é que conseguiremos solucioná-los", afirmou o governador, que visitou espaços da unidade, como secretaria, sala dos professores, cantina e biblioteca.

Romeu Zema conversou diretamente com alunos do 1º ano do ensino médio. "Falarei com vocês o mesmo que falo aos meus filhos: o que faz diferença na nossa vida é estudar. Nada mais fará diferença do que isso para conseguir uma vida melhor, um melhor emprego. Essa é uma escola boa. Não percam essa oportunidade", afirmou aos estudantes.

Uma das questões apontadas pelo governador como fundamentais na educação é a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Nos últimos quatro anos, Minas caiu no Ideb e sabemos que é possível recuperar. Vou acompanhar de perto o desempenho de vocês", completou.

A secretária de Estado de Educação, Júlia Sant'Anna, também propõe que haja melhoria nos índices da educação mineira. "Temos uma educação muito boa, mas temos dificuldade de manter o aluno na escola. Nosso desafio esse ano é trazê-lo de volta para a sala de aula", disse.

Sobre o reinício das aulas nas 3.651 escolas estaduais de Minas, a secretária disse estar confiante e aposta em um período de melhores resultados. "Estamos confiantes com a volta às aulas. É um ano de retomada da educação mineira. É importante que a secretaria esteja presente e garanta que o aluno tenha direto ao acesso à educação. Apesar de todas as dificuldades, queremos garantir tudo de melhor, por isso é preciso conhecer as dificuldades de cada escola, investir recursos no que é necessário e garantir o sucesso na aprendizagem dos alunos", salientou.

Proximidade

Diretora da Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah há quase 12 anos, Marilda Marques se disse surpresa com a presença do governador. "É uma honra recebê-los. Todo o tempo que estou aqui nunca recebemos uma secretária de Estado, muito menos um governador. Estamos muito animados com o início do ano letivo, recebemos novos professores efetivos, os alunos e a comunidade gostam muito da escola. Estamos esperando um ano melhor do que foram os últimos", avaliou a diretora, que defende uma maior aproximação entre Executivo e unidades de ensino.

Professora de matemática há cinco anos na unidade, Ana Paula Martins tem novos projetos para 2019. Ela, que no ano passado começou a aplicar um simulado preparativo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os alunos do 3º ano do ensino médio, agora quer ampliar a iniciativa. "Infelizmente os alunos de escolas públicas não tem como hábito fazer o Enem, mas nós queremos mudar isso. Eles precisam saber que são capazes, por isso vamos aplicar neste ano o simulado para todo o ensino médio", explicou.

Em janeiro, o Governo do Estado anunciou o repasse de recursos importantes para a volta às aulas: R$ 15 milhões de verba de manutenção e custeio; R$ 1,7 milhão para melhorar a conectividade das escolas e R$ 32 milhões para o transporte escolar, totalizando R$ 48,7 milhões. O anúncio foi feito no encontro com os superintendentes das 47 Regionais de Ensino de Minas Gerais.