Museu Mineiro sedia Ciclo de Palestras: Minas das Artes, Histórias Gerais

Evento faz parte da programação da 17ª Semana Nacional de Museus, que conta com 558 atividades no estado

  • ícone de compartilhamento

A 17ª Semana Nacional de Museus já começou e para celebrar a importância desses equipamentos culturais como polos irradiadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos, o Museu Mineiro promove na quarta-feira (15/5), na Sala das Sessões, o “Ciclo de Palestras: Minas das Artes, Histórias Gerais”. A atividade, gratuita e aberta ao público, contará com a participação do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, e vai abordar as características da nova exposição de longa duração do museu. As palestras serão ministradas por Adalgisa Arantes Campos, René Lommez Gomes, Paulo Schmidt, Ricardo Giannetti e Marcos Hill.

De acordo com o secretário Marcelo Matte, a Semana Nacional de Museus reforça a relevância dessas instituições como centros de reflexão e debates sobre o mundo contemporâneo.  “Os museus guardam a memória de um povo e têm papel importante no processo de transformação cultural das sociedades. São instituições extremamente relevantes e devem ser preservados e fomentados para que continuem a cumprir sua função”, avalia.  

Semana de Museus

Em Minas Gerais, o evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), envolve 88 municípios e promove 558 atividades até 19 de maio. Toda a programação é gratuita.

Os museus vinculados à Secult vão participar com atividades variadas. Em Belo Horizonte, o Museu Mineiro também promove a oficina "Cápsula do Tempo do Museu Mineiro" e a atividade “Brincadeira tradicionais: confecção de peteca”. Já o Centro de Arte Popular – Cemig oferece curso sobre “Arte Popular e Saberes Tradicionais”. O Museu dos Militares Mineiros, também na capital, vai contar, entre outras atividades, com o painel "A Tradição da Alfaiataria Militar e outros Uniformes".

No interior mineiro, os museus da Secult também participam. Em Mariana, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens realiza o sarau litero-musical “Cantando Alphonsus” e a oficina de bordado “História entre linhas”.  Em Ouro Preto, o Museu Casa Guignard expõe trabalhos do grupo de Bordadeiras de Cachoeira do Campo, na mostra "Tradição e Modernidade". A instituição também promove a palestra “A viagem dos modernistas a Minas em 1924”, ministrada pelo ex-secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo. O Museu Casa de Guimarães Rosa, localizado em Cordisburgo, sedia a exposição “Máscaras e adereços das Folias e Reis”.  E o Museu do Crédito Real, em Juiz de Fora, promove a palestra "A Colônia Alemã e a Imprensa em Juiz de Fora / 1858 a 1918", com a jornalista Rita Couto.

Em Minas Gerais, 164 museus participam do evento. Na capital mineira, 33 instituições museológicas recebem 138 atividades culturais.

Além dos espaços culturais sob sua gestão, a Secult também fomenta a participação de todas as instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais. “Incentivamos a presença de todos. Para a grande parte desses espaços culturais, a Semana Nacional de Museus já se tornou uma ação consolidada”, esclarece Ana Werneck.

 

Serviço:

17ª Semana Nacional de Museus

Ciclo de Palestras - Minas das Artes, Histórias Gerais

Data: 15 de maio

Horário: 9h30 às 18h

Local: Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários, Belo Horizonte/MG)

Informações: (31) 3269-1103

Atividade gratuita - mediante inscrição prévia.

Inscrição: clique aqui



Últimas