Municípios podem receber assessoria técnica gratuita

Prazo de inscrições para programa da Fundação João Pinheiro vai até 27 de setembro

O Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) da Fundação João Pinheiro (FJP) vai levar estudantes de seu curso de graduação em Administração Pública para auxiliar prefeituras mineiras durante o período de férias escolares, no início do próximo ano. Os municípios devem se inscrever até 27 de setembro, para pleitear a assessoria técnica gratuita nas áreas de Planejamento, Gestão e Políticas Públicas.

Em sua oitava edição, o Prinagem vai acontecer entre os dias 13 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020. Esta é uma atividade de extensão universitária da FJP, com objetivo de proporcionar aos estudantes experiências práticas junto às gestões municipais. É, ainda, uma iniciativa que contribui para fortalecimento das administrações municipais, com foco na melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Para contar com a assessoria técnica, os municípios interessados devem preencher o formulário disponível neste endereço eletrônico. Vale lembrar que os selecionados ficarão responsáveis apenas pelas despesas de hospedagem, alimentação e transporte no período da atividade.

Programa

Entre outros propósitos, o Prinagem tem a missão de formar profissionais que, para além da sala de aula, compreendam as diversas realidades sociais, as adversidades enfrentadas pelas gestões municipais e, acima de tudo, tenham capacidade para propor melhorias em contextos de baixa ou nenhuma disponibilidade de recursos.

Desse modo, o programa prioriza ações que resultem em benefícios permanentes para as comunidades. Iniciativa original da FJP, o Prinagem foi iniciado em julho de 2016 e já levou 147 estudantes para atuarem junto a 59 prefeituras de diferentes regiões de Minas Gerais.

Os estudantes da FJP atuam sob supervisão de professores e são aptos a apoiar os processos de planejamento, a elaboração de leis orçamentárias e planos municipais, o aprimoramento do processo de licitação e compras, o diagnóstico e a proposição de melhorias de políticas públicas, o processo de gestão de estoques e ainda realizar oficinas com os servidores municipais, conselheiros de políticas públicas e organizações do terceiro setor, entre outras atividades.

Nesta edição do Prinagem, os estudantes da FJP também auxiliarão os municípios na transformação de seus serviços públicos por meio da eliminação ou simplificação de formalidades ou exigências desnecessárias ou superpostas.