Motorista Padrão: Governo de Minas homenageia motoristas e motociclistas por boas condutas

Os 16 condutores que se destacaram por contribuir com um trânsito mais seguro foram premiados em cerimônia promovida pela Seplag-MG

O Governo de Minas realizou, nesta quarta-feira (20/12), a entrega do Prêmio Motorista e Motociclista Padrão 2023, promovido pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Os 16 condutores premiados receberam diplomas e medalhas pelos destaques em suas categorias. A premiação que tem mais de 60 anos de história foi realizada no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Seplag / Divulgação

O Prêmio Motorista e Motociclista Padrão busca reconhecer os motoristas profissionais que apresentaram boas práticas no trânsito e estimular atitudes responsáveis e posturas cidadãs na condução de veículos, tendo como foco a valorização da vida.

“Os 16 homenageados de hoje são bons exemplos na direção de veículos e são um incentivo a todos os outros condutores. Hoje vocês são premiados como motoristas e motociclistas padrão de Minas Gerais, edição 2023, por dirigir e pilotar nas nossas ruas e estradas de maneira responsável, solidária e comprometida com a segurança. O ideal é que todos fossem assim”, afirmou o governador Romeu Zema, cumprimentando os homenageados pelo reconhecimento.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, parabenizou os agraciados. “São pessoas como vocês que são exemplos para a nossa sociedade, em um contexto que a violência no trânsito é preocupante. É um orgulho para nós mineiros termos cidadãos como vocês. Parabéns pela premiação merecida e por atuarem sempre com responsabilidade, com cuidado e com cidadania na sua vida cotidiana”, afirmou.

Embora a premiação aconteça no Estado há mais de 60 anos, assinalou a secretária, esta é a primeira vez que a Seplag-MG organiza o prêmio, com a transição dos serviços de trânsito para a pasta, iniciada em abril deste ano. “O processo de transição não é simples, recebemos um serviço novo, novas atribuições e com muita responsabilidade. Foram muitos os desafios que a CET nos trouxe, mas um desafio que tem significado muitas alegrias porque efetivamente estamos conseguindo colocar em prática as melhorias e as mudanças que a gente imaginava quando esse processo começou a ser desenhado”, considerou.

O chefe de trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, destacou a importância de garantir a continuidade da prestação dos serviços aos cidadãos durante o processo de transição. “Foi essencial garantir que essa transição fosse feita sem impacto nos serviços, sem ruptura, e essa premiação é importante porque as metas que temos no órgão executivo de trânsito do Estado, de aprimorar a gestão e as entregas para o cidadão, estão alinhadas com a educação no trânsito, que impacta toda a população. A função do Estado, junto com a prestação de serviços, é impactar positivamente a vida das pessoas”.

Homenagens

Os homenageados do Prêmio foram selecionados por uma comissão julgadora, formada por membros da Educação no Trânsito da CET-MG e por representantes indicados por órgãos, instituições e entidades de trânsito e transporte de Minas Gerais. Para a escolha dos destaques, foram analisados o tempo de serviço como condutor da categoria em que concorre; o prontuário do candidato, que não poderia conter nenhum registro de pontuação, processos administrativos ou judiciais com decisão condenatória nos últimos dois anos; o comportamento profissional e a participação em cursos, seminários ou palestras afins à profissão.

Para concorrer, os interessados deveriam obrigatoriamente atuar como motorista ou motociclista profissionalmente, com, no mínimo, três anos de habilitação nas categorias A, B, C, D ou E. As inscrições foram abertas nas categorias transporte escolar; táxi; transporte coletivo de passageiros (urbano, metropolitano ou rodoviário); transporte de carga; transporte de emergência hospitalar; transporte de pessoas ou cargas de órgãos públicos (Executivo, Legislativo ou Judiciário) e transporte de pessoas ou cargas em motocicletas (mototaxista e motofretista).

Amigos do Trânsito

A premiação “Amigos do Trânsito”, instituída em 2023 pela CET-MG, homenageou personalidades que, com profissionalismo, comprometimento e dedicação, contribuíram para a gestão de um trânsito mais seguro, eficiente e cidadão. Foram agraciados nesta edição o chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Marcelo Ramos de Oliveira, a subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica da Seplag-MG, Camila Barbosa Neves, e o diretor Central de Canais Digitais da Seplag-MG, Damião José Rodrigues da Rocha.

Resultado final – Motorista e Motociclista Padrão 2023

Categoria Motofretista:

1º lugar: Ederson Junio de Carvalho

2º lugar: não houve classificado

Categoria Táxi:

1º lugar: Valdison da Silva Pinto

2º lugar: Geraldo Pereira de Almeida

Categoria Transporte Escolar:

1º lugar: Naria Fatima da Silva Gomes

2º lugar: Cesar Barbosa Gomes

Categoria Transporte de Pessoas ou Cargas Órgãos Públicos:

1º lugar: Wandir Hermogenes Gomes dos Santos