Mostra na EMCplay reforça o protagonismo das mulheres no audiovisual

Filmes e programas dirigidos por elas são foco da seleção em cartaz em março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher

  • ícone de compartilhamento

Rede Minas / Divulgação

“Luz, Câmera, Ação”. A famosa expressão comum nos sets de filmagens ainda tem poucas vozes de mulheres. De acordo com o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), órgão vinculado à Ancine, apenas 20% dos filmes brasileiros têm direção assinada por elas. Para enfrentar esse cenário tão desigual e destacar a participação feminina no audiovisual, estreia, em março, a mostra "Mulheres em Ação” na plataforma de streaming EMCplay. O serviço de vídeo sob demanda público e gratuito exibe trabalhos com diretoras, roteiristas, produtoras e atrizes.

São mais de 15 filmes que foram selecionados por uma curadoria composta por mulheres da diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). As obras abordam o universo feminino, suas questões e dilemas com um olhar único e sensível que só uma mulher consegue captar e traduzir para a tela.

A mostra está dividida em quatro eixos e incluem obras de ficção, documentário, animação e jornalismo cultural. “A EMCplay tem mostrado um conteúdo rico feito por elas. Isso já faz parte da política da plataforma de streaming e não poderíamos deixar de colocar em evidência, neste mês, a importância da participação delas no mercado audiovisual”, diz o presidente da EMC, Gustavo Mendicino.

Além de filmes, a programação conta com conteúdos exclusivos da Rede Minas, como a sexta temporada do programa “Cinematógrafo”, que foi inteiramente dedicada ao cinema feito por mulheres e, também, a temporada “Liberdade ainda que Tardia”, do programa “Mulhere-se”, composto por atrizes que dialogam de maneira ficcional e documental sobre a imagem e o papel da mulher na sociedade.

“Essa mostra foi pensada para inspirar novas mulheres a ocuparem a indústria potente do audiovisual, para mostrar que elas podem estar onde quiserem num set de filmagem, tanto nos bastidores quanto nas telas, ou assumindo uma direção. Ainda são poucas as mulheres que conseguem se manter na realização, mas elas são fundamentais na construção do cinema mineiro e a EMCplay dá visibilidade a elas. Precisamos ocupar mais esses espaços, equilibrar as estatísticas”, ressalta Flávia Moreira, diretora de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC.

A mostra “Mulheres em Ação” fica disponível de 6 a 31/3 na plataforma de streaming pública e gratuita EMCplay. Além dos filmes selecionados para a Mostra, o serviço conta com um catálogo extenso com longas, curtas, séries, shows e espetáculos.

Nessa vitrine gratuita da produção audiovisual mineira tem, também, conteúdos especiais da Rede Minas e da Rádio Inconfidência e a programação, ao vivo, dessas emissoras. O acesso é pelo site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store. Os detalhes da mostra também são apresentados no Instagram @emcplaymg.

Clique aqui e confira a sinopse dos filmes que são disponibilizados na mostra “Mulheres em Ação”.



Últimas