Mostra Inova Minas Fapemig começa dia 15 com atividades para toda a família

Evento gratuito trará para a Praça da Liberdade campeonatos, oficinas, exposição de ciência, degustação comentada, entre muitas outras atrações

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A mostra Inova Minas Fapemig chega a sua terceira edição em 2017. O evento, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com apoio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), será realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Circuito Liberdade. A extensa programação promete atrair pessoas de todas as idades.

O objetivo da mostra é mostrar que Minas Gerais faz ciência de alta qualidade, que traz impacto para a economia e resulta em oportunidades de renda, ressalta do presidente da Fapemig, Evaldo Vilela.

“É uma chance para reunirmos o que de melhor fazemos em nossas instituições e mostrar isso para a população, em um espaço privilegiado como a Praça da Liberdade. As pessoas poderão interagir com os pesquisadores, perguntar sobre os projetos, participar de oficinas de robótica, apreciar o vinho e o queijo minas artesanal aprimorados a partir da pesquisa, entre muitas outras atividades”, diz Vilela.

O evento é totalmente gratuito.

Portal de Periódicos

A inédita Política de Periódicos para Minas Gerais será apresentada ao público no dia 15 de setembro, às 14h, no auditório do Memorial Minas Gerais Vale, com o lançamento do portal Periódicos de Minas. A Política é um projeto financiado pela Fapemig e apoiado pela UFMG. Seu objetivo é dar visibilidade e apoio aos periódicos científicos e tecnológicos de Minas.

O portal Periódicos de Minas é uma das ações da Política, sendo uma plataforma digital de acesso aberto, onde será possível visualizar um perfil com informações básicas de mais de 300 revistas científicas, além de divulgar informações sobre aspectos relativos à realidade dos periódicos e eventos que serão promovidos pelo portal. É necessária inscrição prévia: http://bit.ly/event-periodicosminas

Mostra de Resultados

Serão apresentados 40 projetos de universidades, centros de pesquisa e empresas de Minas Gerais. Os projetos foram escolhidos a partir de uma seleção, e mostrarão resultados de estudos que podem ter impacto na vida das pessoas.

Os cinco melhores projetos, escolhidos por um júri e pelos visitantes, receberão mentoria para negócios e participarão da Finit – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia. Os projetos que participam da mostra podem ser conhecidos aqui: http://inovaminas.fapemig.br/

Simuladores de Realidade Virtual

O visitante poderá realizar um passeio de barco pelo Rio Doce, dar uma volta em uma montanha russa, dirigir por uma estrada repleta de prêmios. Tudo isso sem sair do lugar. A proposta do espaço é se divertir enquanto conhece possibilidades da realidade virtual e da realidade aumentada.

Ciência no Café

A equipe do projeto Minas Faz Ciência, programa de comunicação científica da Fapemig, lidera um bate papo sobre tendências na área da divulgação da ciência. Durante a conversa, serão apresentadas ferramentas e experiências, com espaço para interação com o público – e acompanhados por um cafezinho.

Torneio de Cubo Mágico

Durante a mostra, acontecerá, pela primeira vez em Belo Horizonte, uma competição oficial de cubo mágico. A competição está registrada na Associação Brasileira de Cubo Mágico e é válido para classificação no World Cube Association (WCA).

Serão sete categorias de disputa, com prêmio para os três primeiros colocados na categoria 3x3. O recordista sul-americano Pedro Roque, participará da atividade ministrando oficinas para quem deseja aprender a resolver esse quebra-cabeça.

Oficinas e campeonato de programação do Cefet MG

Professores do Cefet-MG oferecerão oficinas variadas de programação: appinventor, scratch, photoshop e criação de memes são alguns dos temas.

Não há restrição de idade e as inscrições serão feitas no local do evento, com uma hora de antecedência.

Também serão realizados campeonatos de programação, com troféu para os três primeiros colocados em cada categoria (ensino médio e ensino superior).

Arena do Conhecimento

Especialistas de áreas diversas se revezarão na Arena do Conhecimento para apresentar temas diversos, como matemática e música, mineração do futuro, energia nuclear e gamificação.

Também serão apresentados cases de startups de sucesso. O destaque fica por conta da palestra do presidente da Campus Party, Francesco Farrugia, com o tema “Fell the Future”. 

Oficinas de degustação comentada

A ciência e a tecnologia têm contribuído para aprimorar produtos bem conhecidos dos mineiros. Nas oficinas de degustação comentada da Epamig e na oficina da UFMG serão apresentados produtos como queijo minas artesanal, vinho, azeite e cerveja, relacionando seu sucesso nas mesas e cozinhas de todo o mundo com o investimento em pesquisas.

Mostra de resultados

Minas Gerais possui 13 redes de pesquisa cadastradas na Fapemig. Elas reúnem pesquisadores de diferentes instituições, que estudam temas importantes e com grande potencial de impacto.

O estado também sedia Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, que articulam os melhores grupos de pesquisa nacionais em áreas na fronteira do conhecimento.

Entre os temas estudados por estas equipes estão oncologia, teleassistência, doenças infecciosas, água e biodiversidade, café, energia elétrica e dengue. Alguns deles estarão na mostra Inova Minas Fapemig 2017, apresentando seus principais resultados.

Caminhões da Ciência

Na Alameda da Educação, rua que estará fechada para o trânsito de carros nos dias do evento, serão apresentados os Caminhões da Ciência.

Esses “museus sobre rodas” apresentarão atividades diversas, que ensinam e informam de maneira lúdica.

No Lab Truck/Espaço Maker acontecerão também oficinas de impressora 3D, realidade virtual, corte 2D, entre outras. Inscrições no local, com uma hora de antecedência.

Ponto de Encontro

No estande da Fapemig, o visitante poderá conhecer mais sobre a instituição, seu trabalho de apoio à ciência, tecnologia e inovação, e oportunidades de fomento.

A equipe da fundação estará à disposição para solucionar dúvidas e orientar a respeito da mostra – além de entregar um brinde especial às pessoas que visitarem os espaços da mostra.

Startup Games

Pela primeira vez em Minas Gerais, será realizada durante o evento o Startup Games, uma competição internacional de empreendedorismo que se tornou vitrine mundial para negócios.

O evento é uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e o Ministério do Comércio Internacional do Reino Unido.

O jogo prevê que as startups participantes negociem ações e encontrem investidores – uma “brincadeira” que acontecerá no meio da Praça da Liberdade.

Projetos interativos do Circo da Física (PUC Minas)

Espalhados pela Praça da Liberdade, experimentos diversos da equipe do Circo da Física, desenvolvidos para a popularização da ciência, vão chamar a atenção das pessoas. Feitos com materiais encontrados no nosso dia a dia, a proposta é ensinar conceitos da física de forma diferente e divertida.

Jogos de ciência

A Funed levará dois jogos para a Praça da Liberdade: Fim da Picada e Pesquisador por um Dia. Ambos abordam o trabalho de pesquisa realizado na instituição e buscam despertar o interesse pelo tema, além de informar sobre cuidados no caso de acidentes com cobras, por exemplo.

Parque da matemática

Matemática será o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017. A fim de chamar atenção para essa disciplina tão presente no nosso dia a dia – mas, também, considerada de difícil compreensão -, a PUC Minas levará para o evento o Parque da Matemática. Os jogos de lógica estimulam o raciocínio e são destinados a toda a família.



Últimas