Monumento Natural Gruta Rei do Mato sedia mais uma “Oficina PRA Produzir Sustentável” 

Já foram realizadas, deste abril deste ano, 15 oficinas para promoção da regularização ambiental de imóveis rurais em Minas  

  • ícone de compartilhamento

Proteger e recuperar a vegetação nativa de Minas Gerais e apoiar proprietários e posseiros rurais na regularização ambiental de seus imóveis foram alguns dos objetivos da “OficinaPRA Produzir Sustentável”, realizada nessa terça-feira (29/8) no Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas. A oficina faz parte de uma série de encontros realizados em vários municípios mineiros desde abril deste ano, que têm o intuito de integrar, engajar e instrumentalizar os agentes da assistência técnica e extensão rural, bem como parceiros de prefeituras, instituições de ensinos, pesquisa e extensão e consultores, para promoção da regularização ambiental de imóveis rurais. No total, 15 oficinas do Programa de Regularização Ambiental (PRA) já foram realizadas em todas as regiões do estado neste ano. 

Semad / Divulgação

O evento foi promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)

Para a gerente do MNE Gruta Rei do Mato, Maria Honorina, a oficina sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o PRA em Sete Lagoas é uma oportunidade para os proprietários rurais da região conhecerem a importância desses instrumentos e como aderir a eles. “Através do CAR, é possível realizar o cadastro das propriedades rurais no sistema nacional, fornecendo informações sobre a situação ambiental da área,como a existência de áreas de preservação permanente e reserva legal. Já o PRA, estabelece as ações que devem ser adotadas para a regularização ambiental das propriedades rurais, como a recuperação de áreas degradadas, a adoção de práticas sustentáveis de manejo do solo e da água, entre outras medidas”, esclareceu. 

A gerente também enfatizou a importância da participação dos proprietários rurais na oficina, pois através do CAR e do PRA eles podem regularizar suas propriedades, evitando problemas legais e ainda contribuir para a conservação do meio ambiente. “Além disso, a regularização ambiental das propriedades rurais é fundamental para a obtenção de créditos e financiamentos agrícolas, bem como para a participação em programas de incentivo à produção sustentável”, disse. 

A analista ambiental do IEF e coordenadora das oficinas, Janaína Mendonça, ressaltou que as oficinas são uma estratégia do IEF para implementar a regularização ambiental dos imóveis rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos territórios mineiros. “É uma forma de fazer com que as informações associadas ao CAR e ao PRA cheguem aos proprietários rurais e eles possam aderir ao Programa de Regularização Ambiental”, disse. 

O foco desta edição foi orientar e capacitar os diversos agentes envolvidos na produção rural para a regularização ambiental. A programação trouxe a abordagem de três temáticas principais: PRA, Cadastro Ambiental Rural e carvão vegetal. 

A estudante de administração e técnica em agropecuária, Nathália Miranda, ressaltou que é muito importante a aproximação com o produtor rural. “É importante que o produtor rural entenda o papel dele como cidadão e membro da sociedade, respeitando o meio ambiente”, disse. 

Durante o treinamento, foram abordadas questões de origem das áreas protegidas, a visão integrada do imóvel rural e a gestão da paisagem; os aspectos legais e os procedimentos para a regularização ambiental; além de construir governança, por meio de um plano de ação integrado entre os parceiros ligados à temática. Em alguns regionais serão realizados dias de campo para consolidação dos conhecimentos construídos. Os treinamentos têm como público-alvo os colaboradores de associações e sindicatos, cooperativas, prefeituras, consultores, professores e alunos de projetos de extensão, funcionários da Emater e outros atores multiplicadores de áreas prioritárias. 

A médica veterinária e instrutora do Senar MG, Adelina Aichinger, explicou que ministra cursos para produtores rurais em vários municípios de Minas Gerais, mas as suas atividades não se limitam ao curso. “Em cada comunidade as pessoas têm dificuldades e dúvidas diversas e tudo que é ensinado nas oficinas é levado para outros produtores rurais”, frisou.  

Ainda de acordo com ela, as informações chegam até eles com a ajuda de líderes comunitários, associações de bairro rurais e sindicatos, entre outros multiplicadores. 

Caso tenha interesse em realizar oficinas do PRA Produzir sustentável em sua região, procure a unidade do IEF mais próxima. Para esclarecer dúvidas, entre em contato pelo email: janaina.pereira@meioambiente.mg.gov.br .



Últimas