Mobilização contra as arboviroses intensifica ações de prevenção em Matipó

Vistorias de imóveis e esclarecimentos de dúvidas à população serão realizados ao longo de toda a semana

Antonio Rodrigues

Até 18/5, município de Matipó, na Zona da Mata, conta com o apoio da Força Estadual de Enfrentamento às Arboviroses para as ações de combate ao Aedes aegypti. O objetivo principal é mobilizar a população na campanha para eliminação de criadouros do mosquito nas residências, locais de trabalho e demais áreas com possibilidade de ambiente favorável à proliferação de doenças como dengue, chikungunya e  zika.

Ao longo de toda semana, os trabalhos contínuos de vistoria de imóveis e esclarecimento de dúvidas à população serão intensificados.

“É necessário que as pessoas tenham consciência de seu papel neste trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti. A limpeza e, principalmente, a vigilância de suas casas são essenciais para a redução no número de casos da doença em todo território”, destacou o superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda.

O município, que já vinha adotando as medidas de combate às arboviroses teve a iniciativa, com apoio da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, de encaminhar amostras para Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte, com o intuito de identificação do vírus da dengue circulante na cidade de Matipó.

“Não podemos descartar a hipótese da presença de outro sorotipo circulante em Matipó e por essa razão solicitamos o apoio da SRS e as amostras já seguirão para análise. Quanto à força-tarefa para combater o mosquito e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti na cidade de Matipó, quero destacar e agradecer a população que tem permitido a entrada dos agentes municipais e estaduais em suas residências para que o serviço seja realizado”, pontuou o secretário de Saúde de Matipó, Osmar Castro.

Prevenção da dengue

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Em Matipó, a Força Estadual teve início na terça-feira (9/5). A equipe multiprofissional, reuniu-se com os profissionais de saúde do município para definição das melhores estratégias. Até agora as equipes já visitaram mais de 600 residências e mais de 110 estabelecimentos comerciais em 43 quarteirões. 276 sacos com possíveis criadouros do mosquito já foram recolhidos.

Já no distrito de Vila Nova, que pertence ao município de Manhuaçu, onde a força tarefa também está atuando, foram visitadas 456 residências e 62 comércios visitados. Foram localizados 50 focos e lá 323 imóveis estavam fechados no momento da visita.