Mineiros participam da 31ª Feira Nacional de Artesanato

Além da venda de produtos, espaço promove cadastramento para emissão da Carteira Nacional do Artesão 

imagem de destaque
Cerca de 900 artesãos mineiros poderão incrementar a renda de final de ano com as vendas
  • ícone de compartilhamento

Cerca de 900 artesãos mineiros poderão incrementar a renda de final de ano com as vendas na 31ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. O evento, considerado o maior da América Latina, marca a retomada das atividades econômicas do setor. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Esrado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com o Sebrae MG e o Ministério da Economia, disponibiliza um estande com 912 m². Durante sete dias, artesãos de várias regiões do estado podem expor seus produtos e fomentar novos negócios.

A Diretoria de Artesanato da Sede atua neste projeto supervisionando e operacionalizando o espaço disponibilizado. Todos os profissionais foram selecionados por meio de chamamento simplificado, com vagas distribuídas para grupos, associações ou cooperativas de produções artesanais. “Estou muito feliz em divulgar o meu trabalho para tantas pessoas. É gratificante encontrar um momento para apresentar o que faço com muito amor e dedicação. Tenho 35 anos de artesanato e amo a minha profissão. Faremos bons negócios na feira”, diz a artesã Vanessa Melo, do município de Florestal.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor conta com cerca de 8,5 milhões de trabalhadores em todos os cantos do Brasil. O artesanato é responsável por, aproximadamente, 3% do Produto Interno Bruto (PIB), movimentando, em números aproximados, R$ 100 bilhões. Em Minas Gerais, há cerca de meio milhão de cidadãos trabalhando diretamente com o setor. O faturamento anual gira em torno de R$ 6 bilhões. 

“A Feira Nacional de Artesanato é uma referência para o setor, sendo um importante espaço para que os artesãos possam divulgar e comercializar seus trabalhos, gerando emprego e renda. O ano de 2020 foi de muita dificuldade econômica, com a suspensão dos eventos presenciais. Preparamos um estande com toda a responsabilidade e segurança, obedecendo os protocolos sanitários estabelecidos para a pandemia”, explica o superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais, Frederico Amaral.

Formalização

A equipe da Sede estará na feira promovendo a emissão da Carteira Nacional do Artesão. O serviço, sempre executado presencialmente, foi suspenso em março devido à pandemia de covid-19. O atendimento será realizado na Ilha do Conhecimento, estande disponibilizado pelo Ministério da Economia, durante todos os dias da feira, entre 10h30 e 20h30. 

“Atuamos em diversas frentes para fomentar a economia e a cultura de Minas Gerais. A emissão do documento que formaliza a profissão é um passo a mais nos benefícios para o setor. Válido em todo o território nacional, garante aos profissionais acesso aos cursos, feiras e eventos diversos”, destaca o diretor de Artesanato da Sede, Thiago Tomaz. 

Serviço: 31ª Feira Nacional do Artesanato

Data: até  6/12 

Horário: 10h às 21h

Local: Expominas BH - Avenida Amazonas, 6.200, Belo Horizonte

Ingressos: clique aqui



Últimas