Minas Santa promove programação diversa que une cultura, tradição e fé

Portfólio organizado por meio da Secult permite conferir parte das tradicionais celebrações da Semana Santa no estado

Reprodução

Procissões, Canto de Verônica e encenações teatrais são alguns dos ritos da Semana Santa que atraem fiéis e turistas para as diversas cidades de Minas Gerais. Interessado tanto pelas expressões de fé quanto pelas atrações culturais que delas emergem, o público poderá encontrar uma programação diversa em todo o estado nesse período. Em comum, os encontros propõem momentos de reflexão, autoconhecimento e comunhão, promovendo uma comemoração ecumênica e inspirada pela cultura da paz.

O portfólio Minas Santa, organizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, oferece um precioso mapa, no qual é possível conferir parte das tradicionais celebrações da Semana Santa em Minas Gerais. A programação completa está disponível no site www.secult.mg.gov.br.

Todas as informações e imagens disponíveis nesse material foram encaminhadas pelos municípios. A construção desse portfólio também teve apoio da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, observa que o Minas Santa lança luz para a forma como a Paixão de Cristo é representada nas artes plásticas, no teatro, na música e, sobretudo, nas manifestações da cultura popular de diferentes modos. “No Brasil, fundante nessa manifestação da fé, a matriz Africana ofereceu, sobretudo ao barroco inicial, a forma híbrida na única escola barroca e negra do Brasil, patrimônio do mundo da Unesco, nas mãos de Aleijadinho. Em alguns terreiros, a forma é transmutada na mistura de culturas e resistência. Em outra vertente, a arte gospel, sobretudo no teatro e na música, oferece releituras do evangelho. Essas culturas da fé, central na vida da mineiridade, desaguam no turismo da fé, que se revela no projeto Minas Santa”, comenta o secretário.

Programação

Em Belo Horizonte, acontecerá, no sábado (8/4), das 10h às 12h, em frente ao Palácio da Liberdade, no Circuito Liberdade, uma celebração em homenagem à cultura gospel de Minas Gerais. Trata-se do “Culto Evangélico de Celebração de Páscoa”, iniciativa que integra a programação do Minas Santa e reunirá pastores de diferentes congregações evangélicas do estado.

O evento vai contar, ainda, com apresentação da Orquestra Ministério Cristo Vive, do município de Nova Serrana, na região do alto São Francisco, Centro Oeste mineiro, além de uma homenagem ao secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que será presenteado com uma placa ressaltando o apoio do gestor à cultura gospel. A entrega será realizada pelo Pastor Ruan Noce, vice-presidente da Convenção Batista Mineira.

No interior

A Semana Santa possui ritos centenários em toda Minas Gerais. Em Baependi, onde está o Santuário Nhá Chica, a cerimônia foi inclusive registrada como bem imaterial da cidade.

As imagens e as igrejas, como as Capelas Passos, são tombadas pelo município, localizado no Sul de Minas.

Em Perdões, na região Oeste do estado, a Semana Santa é um dos maiores eventos de fé da região. Os turistas podem acompanhar as procissões, ouvir o som das matracas, o Canto de Verônica e se deparar com as igrejas centenárias existentes no município.

Já em Novo Cruzeiro, localizado na região do Vale do Jequitinhonha, um dos destaques é a apresentação da peça teatral “O Mártir do Gólgota, a Paixão de Cristo”, na sexta-feira (7/4), na Praça Sargento Noraldino. A “Paixão de Cristo” também será encenada no dia 7/4, no adro da Igreja da Matriz, em Conceição do Rio Verde, que integra o Circuito das Águas. No domingo de Páscoa (9/4), às 19h, acontecerá a Missa Solene da Páscoa na Basílica Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento seguirá pelas ruas do centro da cidade.

Em Jaboticatubas, situada na região metropolitana de Belo Horizonte, uma das principais atrações é a encenação do Grupo de Teatro Maizé Verdade. A companhia apresentará, na sexta-feira (7/4), na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e ruas da cidade, as cenas de “A Vida, Morte e Ressurreição de Jesus”, um trabalho intenso que reúne mais de 150 personagens e figurantes e atrai um público de cerca de 1.500 pessoas.

O grupo percorre entre três a seis quilômetros narrando os últimos episódios da vida de Jesus. A preparação começa às 4h da manhã com os passos da maquiagem de Jesus, e às 8h da manhã tem início a Via Sacra pelas ruas da cidade. A construção do espetáculo é coletiva e as famílias participam do projeto, fabricando os cenários de cada estação percorrida pelos atores. O percurso todo dura em média de três a cinco horas.