Minas registra 221 casos de monkeypox; governo lança portal e boletim diário

Ferramenta digital reúne dados estatísticos da evolução da doença em Minas e informações para a população sobre sintomas e prevenção

Minas Gerais contabiliza 221 casos de monkeypox. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta quarta-feira (24/8). Na segunda (22/8), o Governo de Minas, por meio da pasta, lançou um portal que vai atualizar os números da doença, com a síntese dos casos confirmados por município, total em investigação e casos descartados.

Os casos foram confirmados por meio de exames laboratoriais realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 538 casos foram descartados e há 605 em investigação. Um caso confirmado que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves evoluiu para óbito em 28/7. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas, na região Central do estado.

A SES-MG informa que, até o momento, há um caso confirmado do sexo feminino. A paciente tem 26 anos, é puérpera e se encontra em monitoramento domiciliar. O restante dos casos confirmados é de pacientes do sexo masculino, com idade entre 21 e 61 anos. Um paciente confirmado para monkeypox encontra-se em internação hospitalar por necessidades clínicas.

Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas secretarias municipais. Até o momento, apenas Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

A  transmissão da doença ocorre pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados.

Informe epidemiológico e portal

Disponível desde o início desta semana, o Informe Epidemiológico Monkeypox será atualizado de segunda a sexta-feira, por meio do site da secretaria e do portal https://www.saude.mg.gov.br/monkeypox.

O Portal Monkeypox apresenta uma série de ferramentas para investigação da doença em Minas Gerais. A aba Painel de Monitoramento traz informações sobre casos notificados, confirmados, descartados e em investigação organizadas em gráficos.

Na página dois, o painel oferece análises do perfil epidemiológico dos casos notificados e confirmados, com filtros por idade, sexo e etnia. A página três apresenta dados geográficos das ocorrências, com detalhamento por Unidade Regional de Saúde. Encerrando o painel, a última página detalha os casos confirmados por município de residência do paciente.

Outra ferramenta do portal é o Boletim Epidemiológico. São balanços periódicos, divididos por semanas epidemiológicas, com informações sobre a evolução da doença no território. O boletim é dividido em quatro tópicos: introdução; definição de caso; cenário epidemiológico; e ações realizadas. Dados como o número de casos de acordo com a faixa etária, etnia/cor, escolaridade e município de residência também estão disponíveis.

O portal apresenta também informações e dados gerais para esclarecer a população e profissionais de saúde sobre a doença, com textos sobre o histórico e a linha do tempo da monkeypox, sintomas e as diversas formas de prevenção, além do diagnóstico e tratamento.

Para os profissionais de saúde, o portal reúne as notas técnicas já publicadas pela SES-MG.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.