Minas Gerais tem 96 municípios em situação de emergência por conta das fortes chuvas

Boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil  registra 1.257 desabrigados e 4.469 pessoas desalojadas

As tempestades em Minas Gerais nos últimos dias continuam a provocar estragos e acender o alerta para cuidados que precisam ser tomados neste período. Com a previsão de mais chuva pelo menos até o começo da próxima semana em todo o estado, a Coordenadoria Estaduald e Defesa Civil (Cedec) reforça a importância das medidas de autoproteção.

De acordo com o Balanço do Período Chuvoso da Cedec divulgado nesta quarta-feira (21/12), já são 96 os municípios em situação de emergência, em função das fortes chuvas. O documento ainda contabiliza 1.257 pessoas desabrigadas e 4.469 desalojadas. Até o momento, segue o registro de oito mortes em função de desastres e situações de anormalidade relacionadas.

O período chuvoso começou em 21 de setembro. Com previsão que pode avançar até 26/12, existe a possibilidade de chuvas acima da média - de até 200 milímetros - em algumas regiões do estado, como a Metropolitana de Belo Horizonte e a Zona da Mata, por exemplo.

O coronel Osvaldo de Souza Marques, coordenador estadual de Defesa Civil, elencou orientações para os mineiros se protegerem neste período de intensas chuvas. Confira mais neste link.

Atuação

O efetivo da Defesa Civil está em ação ininterrupta em diversos municípios mineiros para enfrentamento às ocorrências do período chuvoso.

Equipes descentralizadas em 19 Regiões da Polícia Militar (RPMs) estão em contato com as defesas civis municipais e outros órgãos de defesa do Estado para garantir a prevenção e proteção dos mineiros, por meio de apoio técnico e humanitário.