Minas Gerais sedia encontro regional com secretários estaduais de Assistência Social

Evento na Cidade Administrativa abre rodada de encontros nacionais para discutir políticas públicas da área

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) sediou, nesta semana, o Primeiro Encontro Regional do Fórum Nacional de Secretários/as de Estado de Assistência Social (Fonseas) deste ano. O evento, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, reuniu gestores e técnicos dos quatro estados do Sudeste, que discutiram políticas públicas de Assistência Social durante dois dias.

Aberto na segunda-feira (17/7) por dirigentes dos quatro estados do Sudeste, o encontro apresentou uma mesa e dois painéis, com os temas Pacto Federativo e o Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Novo Bolsa Família e o Financiamento Estadual da Política de Assistência Social.

Na terça-feira (18/7) foram apresentados painéis com os temas desafios e protagonismo do Estado em proteção social básica e especial.

Lila Alves / Sedese

“Encontros como estes são fundamentais para fortalecer o Suas, consequentemente, para que as pessoas recebam um serviço público de qualidade. O momento é oportuno, com a recomposição do orçamento. Mas precisamos avançar mais e é neste processo de diálogo que conseguimos isso”, frisou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, também vice-presidente do Fonseas Sudeste, Elizabeth Jucá.

O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, participou da abertura do encontro e firmou compromisso com o Sudeste. “O nosso comportamento em relação a políticas públicas vai muito além de divergências eleitorais, que fazem parte da democracia que defendemos e fortalecemos. Portanto, Minas Gerais e toda a região Sudeste podem contar com nosso empenho e dedicação na questão do desenvolvimento social”.

A secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo e presidente do Fonseas Sudeste, Cyntia Grillo, falou de suas expectativas. “Minas Gerais começa neste momento os encontros regionais do Fonseas. De hoje a novembro, quando será nosso encontro nacional, passaremos por todas as regiões do Brasil com os encontros presenciais para revisitarmos nossos serviços e fortalecermos o Suas e nossas instâncias representativas”.

O coordenador de Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Itamar Paulo de Souza Júnior, afirmou que o encontro é produtivo para o setor. “Teremos painéis importantes. Estamos aqui para aprender, entender e vamos crescer muito, como já está crescendo nosso país. Vamos nos esforçar para atingir todos os estados e municípios”.

Rosângela Gomes, secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, elogia a iniciativa. “Um encontro como esse, com a presença do governo federal, do Fonseas e dos estados do Sudeste, é um momento muito rico. Vamos aprimorar o debate, levantar questionamentos, apresentar novos temas e reafirmar os já existentes, trocar experiências. O que queremos é o fortalecimento da proteção social do indivíduo, sobretudo o que mais necessita de apoio e atendimento”.