Minas Gerais participa do 88º Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento

Secretária de Planejamento e Gestão de MG, Luísa Barreto, conduziu painel sobre o tema Investimentos Estratégicos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais compartilhou suas experiências relativas à pauta dos investimentos estratégicos na promoção do desenvolvimento estadual e nacional com os demais estados brasileiros e com a União, nesta quarta-feira (13/12), no 88º Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Fórum Conseplan), em Brasília. 

O Governo de Minas foi representado pela secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Luísa Barreto, que também é vice-presidente do Conseplan. Ela conduziu um dos painéis do evento, voltado para a troca de experiências, recursos tecnológicos e boas práticas entre estados. 

Nessa edição, o Fórum contou com a participação da ministra do Planejamento, Simone Tebet, secretários estaduais de Planejamento de 23 unidades federativas do Brasil e especialistas em políticas públicas, governança orçamentária e inovação. 

“Compartilhar nossos desafios, acertos e tentativas com outros atores públicos é sempre enriquecedor, porque podemos aprender não só com as nossas próprias experiências, mas também com a vivência de outros estados. Por isso, espaços como o Fórum Conseplan, que fomentam a troca e o diálogo, são tão relevantes para a gestão pública", destacou a secretária Luísa Barreto. 

Temas

O Fórum Conseplan é um espaço em que secretários estaduais e técnicos das áreas de Planejamento debatem a gestão pública, com destaque para os trabalhos em orçamento. Também participaram das discussões representantes da iniciativa privada, do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e de instituições como Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Nesta 88ª edição, os participantes do Fórum acompanharam palestras sobre investimentos estratégicos, orçamento público, agendas transversais e multissetoriais nos orçamentos da União, impacto das emendas parlamentares nos orçamentos estaduais, transformação digital, fontes de financiamento para a modernização dos sistemas de Planejamento público.

Além disso, também foi apresentado o relatório do Seminário Internacional de Orçamento Público, realizado na Cidade do Panamá.

Conseplan

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como membros os titulares das Secretarias de Planejamento dos Estados, Distrito Federal e dos órgãos correlatos. 

Entre seus objetivos estão funcionar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas, participar da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público; propor e contribuir para a eficiência na condução das políticas públicas, entre outros.



Últimas