Minas Gerais é o primeiro estado a bater a marca de 4 GW de geração solar

Projeto Sol de Minas, do Governo do Estado, tem exercido papel fundamental na expansão da produção de energia fotovoltaica

Minas Gerais faz história, nesta quarta-feira (28/12), ao se tornar o primeiro estado brasileiro a atingir a marca de 4 GW de geração de energia solar fotovoltaica, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A conquista inédita evidencia o compromisso de Minas com o incentivo à produção energética por meio de fontes limpas e renováveis.

A marca alcançada inclui contabilização da produção tanto por geração centralizada (que inclui grandes usinas) quanto a geração distribuída (pequenos módulos descentralizados).

Minas Gerais possui, hoje, 100% de seus 853 municípios com ao menos uma unidade de geração de energia solar fotovoltaica. A marca é importantíssima para entender a posição do estado como referência nacional no setor, sobtretudo em um contexto de busca pela manutenção do equilíbrio ambiental e de corrida para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa.

Sol de Minas

Vale destacar, ainda, o papel fundamental do Projeto Sol de Minas do Governo do Estado, que visa expandir a produção de energia solar fotovoltaica por meio de diversas frentes de atuação. São exemplos: a capacitação dos gestores municipais para atrair empreendimentos do setor solar; a elaboração do Atlas Solarimétrico, em conjunto com a Cemig, para apontar os pontos de oportunidade e conexão no estado; a elaboração de incentivos fiscais para produção de energia elétrica de fonte renováveis; e a simplificação do procedimento de licenciamento ambiental para geração de energia solar.

Essas medidas, dentre outras, são implementadas com os objetivos de aumentar a capacidade instalada de geração de energia elétrica, fortalecer a cadeia produtiva da geração de energia solar fotovoltaica, aumentar a participação de energias limpas na matriz energética do estado e reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Cenário energético

A participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Diretoria de Energia (Dien), foi essencial para analisar o cenário energético de Minas Gerais. A avaliação de cluster fotovoltaico evidenciou os gargalos na cadeia produtiva e possibilitou a tomada de decisão de medidas efetivas. Assim, foi possível encaminhar medidas para possibilitar o crescimento da geração de energia solar e o desenvolvimento econômico das regiões contempladas, gerando emprego e renda.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, essa conquista de Minas em relação à geração de energia solar reflete, ante outras coisas, “investimentos sólidos e constantes no setor, além da melhoria no ambiente de negócios voltados para energia sustentável, fortalecendo a cadeia produtiva da geração de energia solar e prospecção de investimentos voltados para esse tipo de energia’’.