Minas Gerais comemora Semana do Meio Ambiente com importantes avanços

Programação lúdica será realizada em dois espaços do Circuito Liberdade, na capital. Ações são realizadas em parceria por Semad, IEF, Feam e Igam

imagem de destaque
Programação é organizada pelos quatro órgãos que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema)
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais preparou uma programação extensa para marcar a comemoração da Semana do Meio Ambiente em Belo Horizonte e no interior do estado.

A lista inclui a assinatura de importantes documentos que têm foco na preservação e na sustentabilidade ambiental, além de um rol de atividades lúdicas e educativas programadas para ocorrer, no próximo domingo (10/6), em espaços no entorno da Praça da Liberdade, na região centro-sul da capital. O evento vai ocorrer entre 8h e 12h, com atrações para públicos de todas as idades. 

Toda a programação está sendo organizada pelos quatro órgãos que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema): a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

A abertura, que ocorreu na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), foi marcada por um importante avanço na área de gestão de resíduos sólidos urbanos.

Na ocasião, o Governo do Estado e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinaram, na sede do MP, o termo de cooperação técnica que estabelece um plano de trabalho voltado especialmente para o consorciamento de municípios, com vistas à criação de aterros, e ainda para o incentivo à reciclagem. As medidas têm o objetivo de promover a destinação adequada desses materiais, bem como a redução da quantidade de resíduos produzidos.

Além do termo de cooperação técnica, outros documentos importantes continuam sendo assinados ao longo da semana. A lista inclui os decretos para criação das unidades de conservação Botumirim, no Norte de Minas, e Serra Negra da Mantiqueira, na Zona da Mata Mineira, entre outros.

Em importante parceria entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG), será assinado um despacho governamental que autoriza a publicação de edital de consulta pública para lançamento de Parceria Público-Privada (PPP) voltada à gestão do Parque Estadual do Sumidouro e das Grutas da Rota Lund, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Holofotes e fachada digital

Até o próximo domingo (10/6), o Palácio da Liberdade, em BH, ficará iluminado com holofotes de cor verde, em referência à Semana do Meio Ambiente. Bem em frente à Alameda Educação, uma das vias que contorna a Praça da Liberdade, o Espaço UFMG do Conhecimento exibe em sua fachada digital vídeos do Governo de Minas Gerais, preparados para a Semana do Meio Ambiente. As duas atrações ocorrem  sempre à noite, a partir das 19h.

Já a programação lúdica, marcada para o domingo (10/6), será realizada em dois espaços do Circuito Liberdade. Na arena do Hub Minas Digital, também na Alameda Educação, serão realizadas diversas apresentações teatrais para crianças e adultos. No auditório do 1º andar do prédio, está programada a reprodução de filmes com a temática ambiental.

A Praça Carlos Drumond de Andrade, ao lado do Museu da Vale, vai receber atividades múltiplas. O espaço sediará uma feira de agricultura familiar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), com barracas de frutas, verduras, quitanda, entre outras. Terá, ainda, uma aula expositiva do projeto Cozinha Inteligente, iniciativa do Servas voltada para o aproveitamento integral dos alimentos.

Uma roda de conversa sobre a temática resíduos também integra a programação. Haverá também a apresentação de aplicativo de celular que faz a interface entre a população e catadores de materiais recicláveis e de uma maquete de consumo de energia. 

O evento tem a parceria do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), do Circuito Liberdade, além do apoio do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Toda a programação e horários podem ser conferidos no site www.feam.br.



Últimas