Minas Gerais chega a quinto mês consecutivo com saldo positivo na geração de empregos

Mesmo com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, governo já registra criação de mais de 545 mil novos empregos formais

  • ícone de compartilhamento

Gil Leonardi / Imprensa MG

O estado de Minas Gerais continua com tendência de geração de empregos em 2022, conforme mostram os números do mês de junho, divulgados nesta quinta-feira (28/7), no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Ao todo, o saldo de novos postos de trabalho formais no período foi de 31.092, já que foram registradas 211.383 admissões, contra 180.291 desligamentos. No mesmo mês de 2021 o saldo foi de 35.399 novos empregos.

Os números confirmam uma tendência positiva do governo de Romeu Zema em 2022, já que junho foi o quinto mês consecutivo com crescimento. Desde janeiro, são 140.319 vagas a mais criadas no estado. Mesmo com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, que assola o mundo desde 2020, o governo de Zema, iniciado no ano anterior, já tem um registro de cerca de 546 mil novos empregos formais criados.

“Conforme dados mais recentes do Caged, Minas Gerais é o segundo estado com maior geração de empregos formais. O número de admissões no período foi de aproximadamente 211 mil, enquanto o de demissões foi de cerca de 180 mil. É o quinto saldo positivo consecutivo observado neste ano, o que confirma a tendência de alta na criação de empregos”, afirmou Iolanda Benfica, analista de políticas públicas da Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Conforme afirmou Iolanda, Minas só fica atrás de São Paulo quando o assunto é criação de postos de trabalho formais no Brasil. O estado vizinho acumulou saldo positivo de 80.267 novos empregos no mês de junho.

Os dados do período do Caged ainda apontam o crescimento nas mais diversas áreas da economia, com o setor de serviços liderando, com 10.485 novos postos, seguido pelo ramo da agropecuária (7.125), da indústria (5.116), da construção (4.648) e do comércio (3.718).

Oportunidades em Minas 

De acordo com o Painel de Informações do Sistema Nacional de Emprego (Sine), nas 133 unidades coordenadas em Minas pela Sedese, existem 6.871 vagas de empregos abertas nesta sexta-feira (29/7), além de 203 para pessoas com deficiência (PCD). Entre as maiores demandas, há 696 vagas para alimentadores da linha de produção, 589 para serventes de obra e 500 para pedreiros, entre outras.

A consulta ao painel foi disponibilizada pelo Governo de Minas em fevereiro deste ano. Pela internet, o trabalhador pode ter acesso às oportunidades disponíveis em todas as unidades do estado. No sistema, há filtros por região, município, ocupações e unidades.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas