Minas Gerais celebra Semana da Independência com atividades culturais gratuitas

Programação envolve oficinas, exposições, concertos, mostras de filmes e apresentações das bandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em diversas cidades

Palácio da Liberdade dobrou os horários de visita e estará aberto a tour por suas dependências na Semana Cultural da Independência

Uma semana inteira para comemorar a Independência do Brasil e refletir sobre o contexto histórico dos eventos da época, em diálogo com a atualidade. Assim será a “Semana Cultural da Independência”, que o Governo de Minas lança, nesta sexta-feira (6/9), com extensa programação, totalmente gratuita, oferecida em rede por diversos equipamentos culturais do estado.

Entre os dias 6 e 15 de setembro, acontecem exposições, apresentações de música e dança, mostras de filmes, oficinas e outras atividades, em Belo Horizonte e em várias outras cidades mineiras. Os eventos terão início na capital com uma atração para toda a família: a visitação pública ao Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo de Minas e símbolo arquitetônico e artístico do estado. O palácio recentemente dobrou os horários de visita e estará aberto à população para um tour por suas dependências ao longo de toda a semana, com início no sexta-feira (6/9).

Na quarta-feira (11/9), o palácio irá sediar a solenidade especial de hasteamento da bandeira, com apresentação das Bandas de Música da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para os alunos da rede estadual que visitarão o espaço. As apresentações acontecem às 9h e às 14h. Já no dia 14/9, a Banda da PM volta ao local acompanhada de uma exposição de equipamentos utilizados pela corporação. O Palácio da Liberdade recebe também a Banda do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais no domingo (15/9). No final de semana, as apresentações acontecem às 11h e são abertas a toda a população.

“Minas Gerais é um estado rico em cultura e queremos aproximá-la dos mineiros. Por isso, determinei uma série de medidas que vão movimentar o setor. Na nossa gestão, teremos menos Estado, com a abertura dos palácios, e mais povo”, afirma o governador Romeu Zema.

Resgate histórico

O elemento que orientou o desenvolvimento do conceito da Semana Cultural da Independência em Minas é a bandeira da Inconfidência, objeto do acervo do Museu Mineiro, equipamento cultural integrante da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. O exemplar, que data do século XIX e é ícone do movimento da Inconfidência Mineira, tem um triângulo verde sobre fundo branco, representando a esperança cívica.

A peça serviu para inspirar a Oficina de Confecção de Bandeiras, que será oferecida durante toda a semana nos museus que compõem o Sistema Estadual de Museus. Na atividade, os participantes também usarão como referência a bandeira do Brasil, suas cores, formas geométricas, as constelações representativas dos Estados e os dizeres que nela figuram. A ideia é estimular a discussão a respeito da história das bandeiras e, a partir disso, cada participante criar sua própria bandeira baseada em valores, sentimentos e desejos que considerem importantes.

Estudantes do fundamental também poderão participar da Oficina de Hino, que irá fazer uma contextualização do momento histórico e analisar a letra do Hino da Independência. Ao final da atividade, que acontece no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, os participantes produzirão um livro ilustrado.

Na quarta-feira (11/9), o Arquivo Público Mineiro promove o Cine-Parede, com a exibição do filme Macunaíma, adaptação do romance de Mário de Andrade. Clássica do cinema nacional, a obra narra as andanças de um herói às avessas por um Brasil em transformação.

“Nosso objetivo, com a Semana da Independência, é revisitar esta importante data de nosso calendário cívico por meio de atividades culturais que evidenciem a diversidade e a qualidade dos ativos culturais do estado e incentivem a reflexão”, afirma Marcelo Matte, secretário de Estado de Cultura e Turismo.

Ações educativas

A Semana Cultural da Independência terá diversas atividades educativas. Além das visitas ao Palácio da Liberdade e das oficinas nos museus, serão realizadas excursões gratuitas à exposição da Casacor Minas, no Palácio das Mangabeiras, e palestra aberta sobre Economia Criativa.

Alunos de escolas públicas estaduais poderão visitar o Palácio das Mangabeiras nos dias 6 e 13/9 e conhecer a Casacor Minas. A antiga residência oficial dos governadores, inaugurada em 1955, exibe trabalhos de 92 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo, dispostos em 58 ambientes. Com o tema “Planeta Casa”, a mostra busca estimular a reflexão sobre como a relação com o mundo influencia nosso jeito de morar.

No dia 13/9, será realizada a palestra “Conversa aberta sobre a força da economia criativa em Minas Gerais”. A consultora e gestora de projetos criativos Andreia Costa irá falar sobre sua experiência junto aos grupos de música, artesanato, moda e sobre a aceleradora de negócios culturais idealizada por ela.

A Semana Cultural da Independência conta ainda com exposições em diferentes museus do Circuito Liberdade e de outras cidades do estado, espetáculos de dança da Cia do Palácio das Artes e apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

A programação completa pode ser consultada no site www.cultura.mg.gov.br.